O
“O Galo acertou o empréstimo do meia Daniel Penha para o por um ano. Cria da base do Galo, o atleta defendeu o Nacional, de Portugal, até o mês passado, e segue para o futebol chinês com direitos econômicos fixados. Boa sorte, Daniel!”, escreveu o clube alvinegro.
O jogador de 26 anos estava emprestado ao Nacional, de Portugal, onde disputou 32 partidas, marcou quatro gols e deu duas assistências.
Carreira de Daniel Penha
O meia passou por PSTC-PR e Flamengo antes de chegar à base do Atlético, onde se destacou no sub-17 e no sub-20, conquistando a Copa do Brasil Sub-20 e o Campeonato Mineiro Juvenil em 2017.
O jogador estreou profissionalmente pelo Atlético em abril de 2017, no Campeonato Mineiro, mas teve poucas oportunidades, totalizando apenas cinco jogos oficiais entre 2017 e 2019.
Em janeiro de 2019, foi efetivado com vínculo até 2023 e iniciou uma longa trajetória de empréstimos: CRB-AL, Coimbra-MG, Sampaio Corrêa-MA, Corinthians Sub‑23, Bahia, Confiança-SE, além de clubes da Austrália e da Ásia.
Na Austrália, jogou inicialmente pelo Newcastle Jets, com 23 jogos, e depois pelo Western United, marcando sete gols e quatro assistências em 22 partidas, entrando no time ideal da A‑League.
Em julho de 2022, foi emprestado ao Daegu FC, da Coreia do Sul, onde sofreu ruptura do ligamento cruzado anterior após dez partidas (um gol e uma assistência), retornando ao Brasil para cirurgia e recuperação.
No mês de julho de 2024, Daniel Penha foi emprestado ao Nacional, de Portugal, seu décimo empréstimo pelo Galo.