O
Antes de aceitar a proposta do clube de São João del-Rei, Alex treinou o Operário, do Paraná. Foram quatro jogos em 2026, com três derrotas e nenhuma vitória. Em compensação, em 2025, ajudou o Fantasma a evitar a queda para a Série C.
Ele pegou o time 15º colocado com 14 pontos e terminou a competição com 48 pontos, na 12ª colocação. Em alguns momentos, chegou a brigar na parte de cima da tabela. Foram 26 jogos, oito vitórias, 10 empates e oito derrotas.
Ele terá a missão de conduzir o Esquadrão de Aço na Série B do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. Essa será a segunda temporada do Athletic na Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.
A informação foi inicialmente publicada pelo jornalista Lucas Rossafa e confirmada pela Itatiaia.
Alex como treinador
Após se aposentar como jogador em 2014, Alex buscou se qualificar para seguir no futebol, mas como treinador. Primeiro, ele trabalhou na categoria de base do São Paulo, entre os anos de 2021 e 2022.
Na sequência, em 2023, ganhou a primeira oportunidade de treinar uma equipe profissional, no Avaí. Entre 2024/25 ele foi contratado pelo Antalyaspor, da Turquia. Contudo, não conseguiu ter sequência.
No final da última temporada, assumiu o comando do Operário.
Alex pelo Cruzeiro
Alex soma duas passagens pelo Cruzeiro nos tempos de jogador. Inicialmente, foram apenas seis meses em 2001, antes dele se transferir para o Parma-ITA. A Raposa, porém, trouxe o atleta de volta no ano seguinte e a história foi completamente diferente. Ele foi um dos grandes nomes da Tríplice Coroa em 2003, com os títulos do Campeonato Mineiro, do Brasileirão e da Copa do Brasil.
Números de Alex pelo Cruzeiro (2001-04):
- 121 jogos
- 64 gols
- 61 assistências
- 4 títulos: Mineiro (2x), Brasileirão e Copa do Brasil