A Itatiaia apurou nesta quinta-feira (18) que o zagueiro Júlio e o volante Kauã Diniz acionaram o América no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Os jogadores pedem a rescisão contratual e alegam atraso nos pagamentos de salários, direitos de imagem e FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) .
A Itatiaia apurou com fontes internas ligadas ao clube que os vencimentos já foram quitados juntos aos atletas. Muito por isso, os advogados do América cassaram as liminares tanto de Júlio quanto de Kauã Diniz.
No início do mês, o ex-presidente Alencar da Silveira Júnior concedeu entrevista à Itatiaia e admitiu os problemas financeiros vividos pelo América em 2025. Ele afirmou que os jogadores ameaçaram fazer greve se não fossem quitados os salários, mas cravou que o atraso foi de apenas dois dias.
“Eu não quero mais ser chamado para: ‘Olha, nós estamos com dois dias de greve, nós vamos fazer greve, nós não vamos descer para treinar, você vem cá porque está com dois dias de atraso de pagamento’. Eu nunca vivi isso com elenco nenhum”, contou Alencar da Silveira Júnior à Itatiaia.
Lei Geral do Esporte
De acordo com a Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023), o atleta tem o direito de encerrar o contrato de trabalho por justa causa caso o clube empregador atrase o pagamento de salários, com valores referentes ao direito de imagem, FGTS e recolhimento previdenciário, por um período igual ou superior a dois meses.
Titulares
Tanto Kauã Diniz quanto Júlio tiveram papéis importantes no América nesta temporada. O volante entrou em campo 37 vezes em 2025, sendo 23 vezes como titular, e marcou dois gols. Já o zagueiro participou de 41 partidas e balançou as redes uma vez.