O meia-atacante Miguelito foi convocado pela Seleção Boliviana para dois amistosos na próxima Data Fifa e, por isso, será desfalque do América para os próximos jogos, contra Chapecoense e Cuiabá. A Bolívia enfrenta a Coreia do Sul e o Japão nos dias 14 e 18, respectivamente.
Alberto Valentim, técnico do América, confirmou o desfalque de Miguelito em entrevista coletiva após o 
“Infelizmente, perdemos ele para a seleção, que impossibilitou para que ele fizesse mais jogos e participasse mais das nossas sessões de treinos. Teve uma viagem que eu não pude contar com o Miguelito no início da partida por ter chegado 24 horas antes do jogo, com seis horas de fuso, além da viagem econômica, desgastante”, disse o treinador.
O América enfrenta a Chapecoense na próxima segunda-feira (10), às 19h (horário de Brasília), na Arena Condá, em Chapecó. Depois recebe o Cuiabá no dia 16, às 16h30 (horário de Brasília), no Independência. Ambos os jogos, válidos pela 
O camisa 7 estará disponível apenas para a última rodada da Série B, em que o América enfrenta o Athletico-PR em Curitiba, no dia 23, às 16h30 (horário de Brasília).
"É um cara que está muito aberto a ouvir, a melhorar e isso fez com que ele nos ajudasse muito. Pecado agora que nos próximos dois jogos nós não o teremos, mas contaremos com ele para o último jogo contra o Athletico-PR, em Curitiba”, concluiu Valentim.
Miguelito
Miguelito foi contratado pelo América por empréstimo junto ao Santos no início deste ano e logo despontou como o principal jogador de ataque do América. Porém, o boliviano teve atuações irregulares recentemente e chegou a amargar o banco de reservas com Enderson Moreira. Em 18 partidas pelo Coelho, ele já marcou seis gols e deu quatro assistências.
Com a camisa do Santos, Miguelito recebeu oportunidades, mas não participou de gol em 18 jogos no profissional - sendo quatro como titular. O jogador tem contrato com o Alvinegro Praiano até junho de 2027. Nas categorias de base do Peixe, ele sempre teve status de ‘grande prospecto’.
Na Bolívia, Miguelito é o grande nome da seleção. Atualmente, ele disputa a artilharia das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 com diversos craques, como Lionel Messi e Luís Díaz. Ao todo, o meia do América marcou sete gols, um a menos que o atacante argentino, líder com oito gols.
América na Série B
O América ocupa a 14ª colocação, com 42 pontos. Agora, a distância do América para o Z4 é de cinco pontos. O time alviverde pode garantir permanência na Série B caso vença a próxima partida, e o Athletic tropece diante da Ferroviária.