Ouvindo...

Miguelito é convocado pela Seleção Boliviana e desfalcará o América

Jogador fará apenas mais um jogo com o Coelho em 2025

Miguelito comemorando gol pelo América

O meia-atacante Miguelito foi convocado pela Seleção Boliviana para dois amistosos na próxima Data Fifa e, por isso, será desfalque do América para os próximos jogos, contra Chapecoense e Cuiabá. A Bolívia enfrenta a Coreia do Sul e o Japão nos dias 14 e 18, respectivamente.

Alberto Valentim, técnico do América, confirmou o desfalque de Miguelito em entrevista coletiva após o empate do América com o Novorizontino na noite desta segunda-feira (3), no Independência.

“Infelizmente, perdemos ele para a seleção, que impossibilitou para que ele fizesse mais jogos e participasse mais das nossas sessões de treinos. Teve uma viagem que eu não pude contar com o Miguelito no início da partida por ter chegado 24 horas antes do jogo, com seis horas de fuso, além da viagem econômica, desgastante”, disse o treinador.

O América enfrenta a Chapecoense na próxima segunda-feira (10), às 19h (horário de Brasília), na Arena Condá, em Chapecó. Depois recebe o Cuiabá no dia 16, às 16h30 (horário de Brasília), no Independência. Ambos os jogos, válidos pela Série B do Campeonato Brasileiro, não terão Miguelito em campo.

O camisa 7 estará disponível apenas para a última rodada da Série B, em que o América enfrenta o Athletico-PR em Curitiba, no dia 23, às 16h30 (horário de Brasília).

"É um cara que está muito aberto a ouvir, a melhorar e isso fez com que ele nos ajudasse muito. Pecado agora que nos próximos dois jogos nós não o teremos, mas contaremos com ele para o último jogo contra o Athletico-PR, em Curitiba”, concluiu Valentim.

Miguelito

Miguelito foi contratado pelo América por empréstimo junto ao Santos no início deste ano e logo despontou como o principal jogador de ataque do América. Porém, o boliviano teve atuações irregulares recentemente e chegou a amargar o banco de reservas com Enderson Moreira. Em 18 partidas pelo Coelho, ele já marcou seis gols e deu quatro assistências.

Com a camisa do Santos, Miguelito recebeu oportunidades, mas não participou de gol em 18 jogos no profissional - sendo quatro como titular. O jogador tem contrato com o Alvinegro Praiano até junho de 2027. Nas categorias de base do Peixe, ele sempre teve status de ‘grande prospecto’.

Na Bolívia, Miguelito é o grande nome da seleção. Atualmente, ele disputa a artilharia das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 com diversos craques, como Lionel Messi e Luís Díaz. Ao todo, o meia do América marcou sete gols, um a menos que o atacante argentino, líder com oito gols.

Leia também

América na Série B

O América ocupa a 14ª colocação, com 42 pontos. Agora, a distância do América para o Z4 é de cinco pontos. O time alviverde pode garantir permanência na Série B caso vença a próxima partida, e o Athletic tropece diante da Ferroviária.

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.
Giovanna Rafaela Castro é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte
Fabrício Calazans se formou em jornalismo no UniBH. Ingressou na Itatiaia como estagiário em 2010 e passou por edição, reportagem, produção e apresentação. No “ar”, iniciou cobrindo a Copa Itatiaia. Foi também setorista da Federação Mineira de Futebol, apresentador do Apito Final e plantão nas Jornadas Esportivas. Desde janeiro de 2024 faz a cobertura do América. Tem no currículo participações em eventos nacionais e internacionais de futebol e esportes olímpicos.
Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.