Ouvindo...

Clube tradicional do Brasil decide não participar de campeonato; entenda

Diversos problemas afastaram equipe do torneio que concede vaga à Copa do Brasil 2026 para o campeão

Paraná Clube perdeu espaço no futebol nacional nos últimos anos

Tradicional time do futebol brasileiro, o Paraná Clube informou, nesta sexta-feira (25), que não participará da Taça FPF (competição estadual que dá vaga à Copa do Brasil via estado do PR).

A direção do Tricolor optou por ficar de fora do torneio devido a uma série de fatores, incluindo o processo para tornar o clube em SAF.

“O Paraná Clube informa, de forma transparente e respeitosa à sua torcida, que não participará da Taça FPF 2025. A decisão foi tomada após criteriosa análise de cenário, levando em conta aspectos financeiros, estratégicos e estruturais que envolvem o momento atual da nossa instituição. Entre os principais fatores estão o atual momento de reconstrução do clube, o andamento das tratativas envolvendo a venda da Sociedade Anônima do Futebol (SAF)”, começou, em nota.

Em seguida, o Paraná Clube explicou as dificuldades de logística e calendário que eventualmente poderia ocorrer em caso de êxito na competição.

"(A decisão foi tomada também pela) inviabilidade da competição do ponto de vista econômico e estrutural do torneio — uma vez que a premiação se limita à vaga na Copa do Brasil e não ao Campeonato Brasileiro da série D, o que sempre motivou o clube a se posicionar favoravelmente pela criação da competição, por entender que esse seria um caminho real de valorização técnica e esportiva para os participantes”, detalhou.

Time que já disputou a Copa Libertadores, foi campeão da Série B do Brasileirão e soma sete títulos estaduais, o Paraná Clube esperava as informações da Taça FPF para ser a única competição que disputaria na temporada.

A equipe profissional não entra em campo por um jogo oficial desde fevereiro, quando foi eliminado e rebaixado no Campeonato Paranaense.

Veja nota completa do Paraná Clube

“O Paraná Clube informa, de forma transparente e respeitosa à sua torcida, que não participará da Taça FPF 2025.

A decisão foi tomada após criteriosa análise de cenário, levando em conta aspectos financeiros, estratégicos e estruturais que envolvem o momento atual da nossa instituição.

Entre os principais fatores estão o atual momento de reconstrução do clube, o andamento das tratativas envolvendo a venda da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e a inviabilidade da competição do ponto de vista econômico e estrutural do torneio — uma vez que a premiação se limita à vaga na Copa do Brasil e não ao Campeonato Brasileiro da série D, o que sempre motivou o clube a se posicionar favoravelmente pela criação da competição, por entender que esse seria um caminho real de valorização técnica e esportiva para os participantes.

Além disso, o jogo da primeira fase da Copa do Brasil, para o eventual vencedor da Taça FPF, seria disputado em fevereiro de 2026, o que exigiria uma antecipação significativa na preparação do elenco, comprometendo todo o cronograma planejado para o ano, visto que o início da temporada profissional do Paraná Clube está previsto para abril de 2026, quando teremos uma estrutura mais robusta, elenco formado e melhores condições de representar dignamente as cores do Tricolor.

Ressaltamos que esta decisão foi tomada com responsabilidade e foco no futuro. Estamos, neste momento, dando um passo atrás, para que possamos planejar melhor o amanhã — e avançar em passos largos rumo ao crescimento sustentável do Paraná Clube.

Entendemos a expectativa do nosso torcedor por ver o time em campo, mas reafirmamos nosso compromisso de construir um Paraná Clube mais sólido, competitivo e à altura da sua história.

Contamos com a compreensão e o apoio da apaixonada Nação Paranista neste momento de reconstrução e seguiremos firmes no propósito de devolver ao nosso clube o protagonismo que sempre mereceu.”

Leia também

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduando em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.