Itatiaia

Sete nomes especulados no Internacional após a demissão do técnico Paulo Pezzolano

Direção se movimenta nos bastidores para substituir o uruguaio; Colorado tem 10 jogos para tentar escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro

Por
Jair Ventura, do Vitória, é uma das opções para o Inter • Victor Ferreira/Vitória

A demissão do técnico Paulo Pezzolano fez o Internacional retornar ao mercado para buscar um substituto. Desde as primeiras reuniões após a saída anunciada no domingo (20), a diretoria colorada debateu nomes, realizou contatos e espera definir o substituto do uruguaio nas próximas horas.

O primeiro nome que surgiu na pauta do Inter foi o de Luís Zubeldía. Livre no mercado desde a demissão do Fluminense, em agosto, o argentino surgiu como 'ficha 1' nas primeiras discussões para o novo treinador.

As partes não chegaram a um acordo principalmente pelo tempo de contrato. A expectativa do Inter é fechar com um profissional para os 10 jogos restantes no Campeonato Brasileiro, ou seja, somente até o fim de 2026.

A eleição presidencial do clube gaúcho em dezembro também é uma questão, já que um eventual vínculo mais longo dependeria de conversas com os candidatos.

Luis Zubeldía na partida entre Fluminense e Vasco, pela Copa do Brasil • Lucas Merçon/Fluminense
Luis Zubeldía na partida entre Fluminense e Vasco, pela Copa do Brasil • Lucas Merçon/Fluminense

Outro nome procurado pela direção e que não avançou pelo mesmo motivo foi o de Eduardo Coudet — este há algumas semanas, antes da saída de Pezzolano.

Diego Aguirre, que assim como o argentino já trabalhou no Beira-Rio em duas oportunidades, foi contatado para substituir o compatriota uruguaio. O comandante, porém, pretende cumprir o contrato com o Peñarol até o fim da atual temporada.

Diego Aguirre, técnico do Peñarol, durante jogo contra o Flamengo no Maracanã • Reprodução/Instagram Club Atlético Peñarol
Diego Aguirre, técnico do Peñarol, durante jogo contra o Flamengo no Maracanã • Reprodução/Instagram Club Atlético Peñarol

Brasileiros na mira

Três treinadores brasileiros foram discutidos para o cargo no Inter. Maurício Barbieri, do Juventude, agrada o coordenador técnico Abel Braga. A tendência, porém, é de que o profissional siga na Serra Gaúcha.

Barbieri em treino do Juventude • Fernando Alves/ECJ
Barbieri em treino do Juventude • Fernando Alves/ECJ

Jair Ventura, do Vitória, também entrou na pauta colorada. O momento conturbado do treinador no clube baiano parecia ser um ponto a favor do Inter, mas ele não deve pedir demissão para assumir outro desafio. O tempo de contrato também se tornou um empecilho.

Nas últimas horas, a diretoria do Inter procurou informações de Rafael Lacerda, da Chapecoense.

Lisca, sem clube desde abril, é constantemente especulado na mídia gaúcha e, por consequência, nos corredores do Beira-Rio.

Abel Braga pode assumir?

Abel Braga salvou o Inter do rebaixamento no BrasileirãoAbel Braga salvou o Inter do rebaixamento no Brasileirão • Ricardo Duarte/Internacional

Abel Braga foi peça-chave para evitar o rebaixamento à Série B no ano passado e agora desempenha um pape nos bastidores.

Embora o ídolo e dirigente não deseje assumir o comando técnico novamente, a dificuldade do clube em preencher a vaga faz com que a possibilidade do seu retorno à casamata ganhe força.

Inter na Série A

O Internacional é o 18º colocado do Brasileirão, com 28 pontos, três de diferença para o Vasco, primeiro time fora da zona de rebaixamento. O Colorado encara 10 confrontos para tentar se manter na elite do futebol nacional:

  • Internacional x Corinthians — 7 de outubro, quarta-feira, às 19h30, no Beira-Rio, em Porto Alegre
  • Grêmio x Internacional — 11 de outubro, domingo, às 17h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre
  • Mirassol x Internacional — a definir
  • Internacional x Botafogo — a definir
  • Fluminense x Internacional — a definir
  • Internacional x Coritiba — a definir
  • Vasco x Internacional — a definir
  • Internacional x Vitória — a definir
  • Internacional x RB Bragantino — a definir
  • Cruzeiro x Internacional — a definir
Por

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduado em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais
 

 

Belo Horizonte