Cruzeiro e Grêmio se reencontram depois da Série B; saiba o que mudou
Raposa e Tricolor se enfrentam às 21h deste sábado (22) no Independência, em Belo Horizonte, pelo Brasileirão

Depois de quase oito meses do último encontro, em 21 de agosto do ano passado pela Série B do Campeonato Brasileiro, um empate de 2 a 2 na Arena, em Porto Alegre, Cruzeiro e Grêmio voltam a se enfrentar no seu lugar de origem e direito: a elite do futebol brasileiro. Neste sábado (22), às 21h, no Independência, em Belo Horizonte, a Raposa recebe o Tricolor pela segunda rodada do Brasileirão.
Desde agosto, muita coisa - ou quase tudo - mudou em ambos clubes: treinadores para os dois lados, grupo, momento - e direção, apenas para o Grêmio. Hoje, os "Reis de Copas" também vivem fases diferentes.
Há pressão pelo lado cruzeirense depois da eliminação na semifinal do Campeonato Mineiro para o América e de derrotas recentes na Copa do Brasil e na estreia da Série A. Já os gremistas vivem lua de mel com a nova gestão após a conquista do hexacampeonato gaúcho, tendo como destaque o atacante uruguaio Luis Suárez, reforço para 2023.
Comando técnico
Em campo, os comandantes na casamata também são diferentes. No Cruzeiro, após a eliminação para o Coelho, o técnico uruguaio Paulo Pezzolano, que foi campeão da Série B em 2022, deixou o clube para a chegada do português Pepa. No Grêmio, em 21 de agosto, data do último confronto, na Arena, Roger Machado comandava a equipe e foi demitido cerca de dez dias depois para a chegada de Renato Portaluppi.
A Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Cruzeiro segue sendo do ex-jogador Ronaldo, que conviveu com críticas recentes por conta do desempenho ainda aquém do esperado em 2023. O time vem de duas derrotas seguidas, mas com apresentações regulares, o que acalma um pouco os ânimos dos torcedores. O Tricolor vive uma boa relação com a gestão do presidente Alberto Guerra.
À época do último confronto do ano passado, Romildo Bolzan vivia seus momentos finais à frente do clube, bastante criticado pelo rebaixamento em 2021. No final da temporada, o clube passou por eleições, onde Guerra se sagrou vencedor. A nova administração oxigenou o clube em várias áreas.
Em campo
Os elencos também mudaram. Dos 16 jogadores cruzeirenses que entraram em campo, sete permanecem no clube. São eles: Rafael Cabral, goleiro e capitão; Lucas Oliveira, zagueiro; Wesley Gasolina, lateral-direito; Neto Moura e Filipe Machado, volantes; Daniel Júnior, meia-atacante; e Bruno Rodrigues.
Desses, somente Cabral, Oliveira e Bruno Rodrigues foram titulares no último jogo do Cruzeiro - derrota por 2 a 1 para o Corinthians fora de casa, na Neo Química Arena, em São Paulo, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, no domingo (16).
Já no Grêmio, dos titulares daquela partida seguem entre os 11 principais o meio-campista Bitello e o zagueiro Bruno Alves. O goleiro Brenno e o zagueiro Natã tornaram-se reservas. O atacante Diego Souza, o meia paraguaio Mathias Villasanti e o atacante Ferreira estão no departamento médico.
O Cruzeiro contratou 18 reforços em 2023, sendo o último o atacante Henrique Dourado. Já o Tricolor contratou 13 atletas, sendo o principal Suárez. O destaque da Raposa segue sendo o Bruno Rodrigues.
Gaúcha de Porto Alegre, Mauri Dorneles é formada em Jornalismo pela PUC-RS e trabalha como correspondente do portal Itatiaia Esporte no Sul do Brasil. Também cursou Cinema. Antes da Itatiaia, passou por Correio do Povo, Record RS, Rádio Grenal, RBS TV e Band.
Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.

