Seabra reage à quebra de tabu do Coritiba contra Cruzeiro e elege componentes da vitória

Treinador foi o responsável por fim de jejum do Coxa em Minas Gerais

Fernando Seabra em entrevista coletiva no Mineirão, em Belo Horizonte, após a vitória do Coritiba sobre o Cruzeiro

O técnico Fernando Seabra reagiu à quebra de tabu do Coritiba como visitante diante do Cruzeiro. A equipe coxa-branca não vencia o time celeste em território mineiro desde 2004, ou seja, há 22 anos.

“Em nenhum momento esse tabu pautou em nada, eu nem sabia disso. Eu sei aonde eu pretendo chegar, daquilo que precisamos fazer hoje, de quanto tenho que esticar a corda e dos estímulos que preciso dar junto com todos os profissionais de comissão e jogadores para que a gente evolua”, afirmou, durante a entrevista coletiva pós-jogo dessa quinta-feira (5).

O Coritiba venceu o Cruzeiro de virada por 2 a 1 e garantiu os primeiros três pontos na tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro de 2026. Seabra elegeu os componentes que resultaram no êxito dos seus treinados diante de um time consideravelmente mais forte.

“São muitos componentes (para a vitória). Estratégicos da gente ter jogadores treinando o final de semana ao invés de jogar contra o Cianorte. Puderam já na segunda-feira fazer um treino de altíssima intensidade que os preparou para o cenário de hoje. A mentalidade da entrega individual para o trabalho coletivo. A coragem para jogar mesmo fora dos seus domínios”, iniciou.

“No momento de adversidade, seguimos na mesma linha de jogos e fomos capazes de gerar jogadas para os gols. A equipe teve inteligência, doação e versatilidade tática para fazer o segundo tempo diferente, se adaptando ao nosso momento de adaptar a evolução e conseguir cada vez mais intensidade. A capacidade de buscar evolução e a coragem de colocar em prática foi fundamental para o jogo de hoje”, completou.

O próximo compromisso do Coritiba será contra o Cianorte, às 18h30 (de Brasília) deste domingo (8), pela partida de volta das quartas do Campeonato Paranaense. O duelo será realizado no Couto Pereira, em Curitiba.

Pelo Brasileirão, o Coxa volta a campo na quarta-feira (11), as 19h (de Brasília), para encarar a Chapecoense. O confronto está marcado para acontecer na Arena Condá, em Chapecó.

Fim de tabu

O Coritiba voltou a vencer o Cruzeiro fora de casa após mais de duas décadas. O 2 a 1 dessa quinta-feira encerrou um tabu de 22 anos do Coxa sem vencer a Raposa em território mineiro.

A última vez que o Coritiba havia ganhado do Cruzeiro como visitante foi em 2004. Na ocasião, o Coxa aplicou 3 a 0 em pleno Mineirão. Ataliba, Tuta e Laércio marcaram os gols do time paranaense em compromisso pelo Brasileirão.

O êxito de 22 anos atrás foi o único em que o Cruzeiro perdeu para o Coritiba no século 21. Antes, o Coxa só bateu a equipe celeste fora de casa em 1985.

A partir de 2004, o Alviverde precisou de 13 visitas ao Cabuloso para voltar a ganhar.

Leia também

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduado em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.

Ouvindo...