Coritiba é o clube brasileiro que mais faturou com mecanismo da Fifa na janela
Vendas de jogadores revelados pelo Coxa movimentaram mercado da bola mundial e ajudaram o clube financeiramente

O Coritiba é o clube brasileiro que mais faturou nesta janela com o mecanismo de solidariedade da Fifa, na qual 5% do valor de transferências internacionais ao longo da carreira de cada atleta é destinada ao clube formador.
As negociações dos atacantes Matheus Cunha com o Manchester United, Igor Paixão com o Olympique de Marseille e Igor Jesus com o Nottingham Forest ajudaram o Coritiba a crescer neste ranking — levantado pelo portal Um Dois Esportes, com números do Uol Esporte.
A ida de Cunha ao futebol inglês rendeu cerca de 1,5 milhão de libras (aproximadamente R$ 11 milhões na cotação atual) ao Coritiba.
O negócio envolvendo Paixão com o clube francês culminou em 1 milhão de euros (cerca de R$ 6,3 milhões na conversão da moeda) aos cofres do coxa-branca.
Já a venda de Jesus ao futebol inglês colocou mais 450 mil euros (R$ 2,8 milhões) nas 'mãos' do Coritiba.
No total, o Coritiba embolsou R$ 20 milhões por conta do mecanismo da Fifa. Conforme o levantamento, foi o clube com maior faturamento na janela.
Ranking de maior faturamento pelo mecanismo de solidariedade na janela*
*Números aproximados
- Coritiba – R$ 20 milhões
- Fluminense – R$ 15 milhões
- Flamengo – R$ 6,6 milhões
- São Paulo – R$ 6 milhões
- Athletico-PR – R$ 4,8 milhões
- Palmeiras – R$ 3,7 milhões
- Botafogo – R$ 3 milhões
- Santos – R$ 2,3 milhões
- Bahia – R$ 2,2 milhões
- Ceará – R$ 1,9 milhões
Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduado em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.



