CEO do Athletico se afasta de polêmicas sobre grama sintética: 'O nosso está bom'
Alexandre Leitão defendeu a qualidade do gramado artificial utilizado na Ligga Arena, estádio do Furacão

Alexandre Leitão, CEO do Athletico, comentou também foi questionado sobre o uso do gramado sintético no futebol brasileiro. Alexandre defendeu a Ligga Arena, que também faz uso da grama artificial.
Existem dois tipos de gramado (sintético): o bom e o ruim. O de boa manutenção e o de má manutenção. O nosso está na categoria bom e de boa manutenção
Na Ligga Arena, a manutenção é realizada com fibras de coco, que tem melhor desempenho no solo úmido e causam pouca insolação. Desta forma, o gramado absorve o impacto e controla a sensação térmica em dias de temperaturas elevadas.
Presidente do Fluminense critica grama sintética
Mário Bittencourt, presidente do Fluminense, falou sobre a situação dos gramados sintéticos do futebol brasileiro, em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira (3). O mandatário defendeu que conseguir manter um campo de grama natural é obrigação dos clubes.
“Dizem que sintético diminui o custo. Mas, se você tem um clube de futebol e não consegue manter um campo de grama, você não pode ter um clube.” Mário Bittencourt, em entrevista coletiva
Mário foi além e criticou a quantidade de shows realizados nos estádios. “Vira casa de show. Tem gente que prefere fazer cinco shows. E tudo bem. Mas eu prefiro ganhar títulos”, disparou.
Crítica ao Botafogo
Além disso, o presidente do Tricolor citou a situação do Botafogo, que, devido a realização de eventos no Nilton Santos, precisou atuar no São Januário, casa do rival Cruzmaltino.
“Tem time que estava na liderança do campeonato, tirou do gramado sintético para receber show, colocou em gramado natural e perdeu o jogo. O próprio técnico do Grêmio disse que, se fosse em gramado sintético, o Suárez não jogaria”, relembrou.
Apesar disso, Mário Bittencourt afirmou que o controverso gramado sintético também pode ser necessário.
“Em um CT, quando você esfola os campos, é necessário, quando eles estão em recuperação. Sei que tem estudo para os dois lados. Eu defendo por princípio do jogo. Futebol sempre foi jogado em gramado natural”, completou.
Polêmica no Allianz Parque
A discussão acerca dos gramados sintéticos retornou após as reclamações no clássico de domingo (28), na vitória do Palmeiras diante do Santos por 2 a 1, pelo Campeonato Paulista.
Diante disso, o Palmeiras rescindiu, de forma unilateral, o contrato com a Soccer Grass, nesta segunda-feira (29). A empresa não foi comunicada oficialmente. A empresa era responsável pelos gramados do Allianz Parque e da Academia de Futebol, o centro de treinamentos da equipe paulistana.
Nesse confronto, um vídeo da arquibancada flagrou o goleiro Weverton recebendo a ajuda de um integrante da comissão do Palmeiras para retirar uma “pasta”, que grudou na chuteira. A cena viralizou.
Weverton precisa de ajuda para retirar “pasta” grudada em chuteiraReprodução / Twitter
Depois dessa vitória sobre o Santos, o treinador palmeirense voltou a subir o tom em relação ao gramado.
Jornalista em formação na UFMG. Apaixonado por futebol e esportes em geral.



