Belo Horizonte
Itatiaia

Alexandre Leitão assume cargo de CEO do Athletico Paranaense

Profissional esteve no Orlando City, da MLS, por sete anos

Por
Leitão chega ao Furacão após sete anos nos EUA
Leitão chega ao Furacão após sete anos nos EUA • REPRODUÇÃO / ATHLETICO

O Athletico oficializou, nesta segunda-feira (8), a contratação de Alexandre Leitão como novo CEO. O profissional assume um cargo novo, agora ficando responsável por toda a administração e operação do clube.

Leitão assume o espaço deixado por Alexandre Mattos, ex-CEO do Furacão, hoje no Vasco. O novo CEO está acertado com o Athletico desde novembro. O executivo chega a Curitiba após sete anos de experiência trabalhando no Orlando City, da Major League Soccer dos Estados Unidos. Leitão, no entanto, estava sem clube desde julho de 2021 e estava prestando serviços de consultoria na área.

Veja nota completa do Athletico:

A partir da temporada de 2024, o Club Athletico Paranaense terá um CEO (Chief Executive Officer) responsável por toda a administração e operação do clube. Alexandre Leitão será o profissional que desempenhará essa função de extrema importância para o futuro do Furacão.

Com ampla experiência no mercado esportivo mundial, Leitão é especialista em planejamento estratégico, branding, vendas, desenvolvimento de negócios e operações do futebol. Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, o profissional também frequentou o renomado Programa OPM (Owner/President Management) da Harvard Business School (Estados Unidos).

Nos últimos 21 anos, Alexandre Leitão gerenciou negócios com grandes instituições e nomes do esporte mundial como a Seleção Brasileira, a Major League Soccer (Estados Unidos), o Comitê Olímpico Internacional, a FIFA e também com os ex-atletas Kaká e Ronaldo. Esteve envolvido em várias frentes do futebol como operação de eventos, agência de marketing esportivo e gerenciamentos de clube, de Federação e de atletas.

“Acredito que a governança, a inovação e a execução impecável são as chaves para o sucesso de qualquer projeto. Sou casado com a Flavia e pai da Maria Eduarda e da Ana Carolina. Minha família está feliz com a mudança e por fazer parte da comunidade do Athletico”, afirma Alexandre Leitão.

De 2015 a 2022, Leitão exerceu o cargo de CEO do Orlando City Soccer Club. Participou do projeto desde o início, como responsável por todas as etapas, até o clube formar uma equipe da Major League Soccer, uma equipe de futebol feminino da Major League, construir um estádio no centro da cidade de Orlando com 25.500 lugares e duas instalações de treinamento. Supervisionou os negócios e a operação do futebol do Orlando City e teve participação fundamental na negociação bem-sucedida da venda do clube.

Antes da experiência no clube americano, o novo CEO do Athletico foi presidente e proprietário da Octagon Brasil (de 2004 a 2014). Leitão fundou sua própria agência B2S em 2004 e vendeu o controle da mesma em 2010 para a Octagon Worldwide – a maior agência global de esportes e entretenimento, com 72 escritórios e mais de 1.000 colaboradores em todo o mundo, construindo a Octagon Brasil. Liderou a agência durante a Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil, com seis clientes que patrocinaram os jogos, tendo gerenciado 100 mil ingressos e sido responsável por todos os aspectos de ativação de marcas e hospitalidade.

Antes da experiência como empreendedor, de 1994 a 2004, Alexandre Leitão atuou em diversas funções dos departamentos de marketing, eventos e vendas da cervejaria AB INBEV.

Em sua carreira, participou (como empresa patrocinadora, como agência ou como integrante de delegação) de grandes eventos esportivos como Copa do Mundo FIFA (2002/ 2006/ 2010 e 2014), Copa das Confederações FIFA (2005/ 2009 e 2013) e Copa América (2001/ 2004/ 2007 e 2011).

O Club Athletico Paranaense dá as boas-vindas a Alexandre Leitão para o início dos trabalhos do ano do seu centenário.

Por

Gaúcha de Porto Alegre, Mauri Dorneles é formada em Jornalismo pela PUC-RS e trabalha como correspondente do portal Itatiaia Esporte no Sul do Brasil. Também cursou Cinema. Antes da Itatiaia, passou por Correio do Povo, Record RS, Rádio Grenal, RBS TV e Band.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais