Tradição x novidade: Sergipe e Falcon disputam vaga na Série D em copa estadual
Copa Governo do Estado está de volta após 11 anos e dará uma vaga na competição nacional ao campeão

A Copa Governador do Estado de Sergipe está de volta em 2025 após 11 anos de inatividade. Reformulada para sua 11ª edição, a competição conta com investimento de R$ 2 milhões e premiação superior à do Campeonato Sergipano deste ano.
O campeão, além de receber R$ 200 mil, garantirá vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2026, enquanto o vice ficará com R$ 100 mil. O torneio reuniu os oito melhores clubes do Campeonato Sergipano de 2025, divididos em dois grupos:
- Grupo A: América de Propriá, Dorense, Itabaiana e Sergipe;
- Grupo B: Confiança, Falcon, Guarany e Lagarto.
Nessa terça-feira (26), o Itabaiana venceu o América-SE por 2 a 0 e assegurou vaga nas semifinais contra o Falcon. Do outro lado da chave, Sergipe e Lagarto disputam a classificação.
Como o Itabaiana está na Série C do Campeonato Brasileiro e o Lagarto já conquistou a vaga para a Série D de 2026 via estadual, apenas Sergipe e Falcon lutam pela classificação nacional.
As semifinais começam nesta quinta-feira (28), com o duelo entre Sergipe e Lagarto, às 19h (de Brasília), no Estádio Batistão, em Aracaju.
Na semana seguinte, no mesmo horário e estádio, Falcon e Itabaiana decidem a outra vaga. Os confrontos serão em jogo único, com mando de campo de Sergipe e Falcon, líderes da fase de grupos.
Clubes aprovam
O retorno da competição foi comemorado pelos dirigentes. Para Armando Filho, diretor de futebol do Falcon, o torneio representa uma oportunidade de fortalecimento para clubes que ainda buscam calendário.
“Competição que valoriza os clubes que não tem calendário tipo Falcon, um clube que tem muita estrutura e um presidente que investe muito no clube. Então, essa competição valoriza os clubes que não têm calendário e fomenta o esporte em geral”, contou à Itatiaia.
Ele também destacou as dificuldades enfrentadas pela equipe e revelou planos pessoais para 2026, indicando que está em busca de novos desafios profissionais no futebol. Ele acumula bons trabalhos em clubes como Atlético-BA, Barcelona-BA e Flamengo-BA.
“Foi uma competição difícil, com times de Série C como Confiança e Itabaiana, além de Lagarto e Sergipe que avançaram na Série D. Montamos o time em 15 dias e conseguimos fazer uma boa campanha”, detalhou o dirigente.
“[A Copa do Governo do Estado de Sergipe] estende o calendário para os clubes sergipanos, dando mais minutagem para os atletas e uma receita a mais para as equipes. É sempre bom ter campeonatos para disputar”, disse à Itatiaia.
“Serão dois jogos muito difíceis. O que está em jogo não é apenas a vaga para a Série D, mas também a premiação. Para o Sergipe, o mais importante é a vaga, porque um clube tradicional como o nosso não pode ter apenas um campeonato em 2026”, acrescentou.
Marcelo ainda fez um balanço sobre a temporada do Sergipe, que não fez um bom estadual, mas reformulou o elenco para a disputa da Série D e conseguiu avançar de fase, caindo no mata-mata para o Santa Cruz.
“Do estadual não dá para tirar nada positivo, temos que esquecer a campanha vexatória. Já na Série D, conseguimos reformular o elenco e mostrar evolução. O Sergipe precisa de constância, disputar a Série D todos os anos e avançar no mata-mata para se aproximar da Série C”, avaliou o dirigente.
Lincoln Oriaj é correspondente da Itatiaia em Salvador e cobre o futebol do Nordeste. Antes da Itatiaia, fez a ASCOM do Botafogo/BA e colaborou em TVE, ge.globo e Jornal A TARDE.



