Participe do canal e receba as notícias do Fortaleza no WhatsApp

Do que o Fortaleza precisa para escapar do rebaixamento no Brasileiro? Veja cenários

Leão do Pici encara Corinthians e Botafogo nas duas última rodadas da competição nacional

Jogadores do Fortaleza reunidos em campo antes do início de partida do Campeonato Brasileiro

Restando duas rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza ainda sonha com a permanência na elite. Com 40 pontos, na 18ª colocação, o Leão do Pici tem 69,5% de risco de rebaixamento, segundo o Departamento de Matemática da UFMG.

O Fortaleza depende de tropeços dos adversários e não terá vida fácil nos dois últimos compromissos de 2025. Pela 37ª rodada, recebe o Corinthians na Arena Castelão. Já no encerramento da competição, visita o Botafogo no Estádio Nilton Santos.

No momento, dez clubes ainda podem cair, além de Sport e Juventude, já rebaixados. A zona de risco envolve equipes entre 40 e 46 pontos, o que deixa o campeonato embolado na disputa contra a degola.

1. SE SOMAR SEIS PONTOS

Mesmo que vença Corinthians e Botafogo, o Fortaleza não terá garantia de permanência na Série A. Isso acontece porque os adversários que estão na frente ainda podem terminar a competição com mais de 46 pontos, já que não há tantos confrontos diretos.

2. SE SOMAR QUATRO PONTOS

Com 44 pontos, a situação é parecida. O Fortaleza precisará torcer para que, pelo menos, dois times, entre Ceará (43 pontos), Vitória (42), Santos (41) e Internacional (41), não ultrapassem a marca de 43 pontos.

Leia também

3. SE SOMAR TRÊS PONTOS

Se conquistar apenas uma vitória, o Fortaleza chega a 43 pontos e corre sério risco de rebaixamento. Nesse cenário, para escapar, o Leão do Pici precisa:

  • Que pelo menos dois entre Internacional, Santos e Vitória não ultrapasse os 42 pontos;
  • Evitar prejuízos no saldo de gols (–14), hoje um dos piores entre os ameaçados.

4. SE SOMAR DOIS PONTOS

Empatar com Corinthians e Botafogo levaria o Fortaleza a 42 pontos. Nesse caso, para escapar seria necessário:

  • Dois times, entre Internacional, Santos e Vitória, perderem as duas partidas que restam;
  • Santos e Internacional podem empatar um jogo, desde que o Peixe seja goleado por quatro ou mais gols na outra partida e o Colorado goleado por três ou mais gols na outra partida.

5. SE SOMAR UM PONTO

Se o Fortaleza empatar apenas um dos jogos e terminar com 41 pontos, a permanência dependerá de duas derrotas de Internacional e Santos, desde que a diferença no saldo de gols seja tirada.

  • Internacional teria que ter um saldo negativo de três ou mais gols nos dois jogos;
  • Santos teria que ter um saldo negativo de quatro ou mais gols nos dois jogos.

6. SE NÃO SOMAR PONTOS

Caso perca as duas partidas restantes, para Corinthians e Botafogo, o Fortaleza estará rebaixado para Série B, competição que disputa desde 2018, quando se consagrou campeão.

Na Série A do Brasileirão desde 2019, o Fortaleza não tinha como objetivo lutar contra o rebaixamento, já que terminou na 4ª colocação em 2024. Apesar disso, o time fez um campeonato muito abaixo das expectativas e está no Z4.

O próximo compromisso do Fortaleza, contra o Corinthians, pela 37ª rodada, está marcado para esta quarta-feira (3), às 19h (de Brasília), na Arena Castelão. Já no domingo (7), às 16h, o adversário será o Botafogo, no Estádio Nilton Santos, pela última rodada.

Lincoln Oriaj é correspondente da Itatiaia em Salvador e cobre o futebol do Nordeste. Além de contar histórias sobre o esporte na Bahia, possui experiência com cobertura de grandes festas como Carnaval e São João. Antes da Itatiaia, fez a ASCOM do Botafogo/BA e colaborou em TVE, ge.globo e Jornal A TARDE.

Ouvindo...