Vasco pede na Justiça nova intervenção para Pedrinho retomar poder na SAF
Diretoria entende que o afastamento atrapalhou o andamento do futebol do clube e espera que decisão seja revista

O Vasco protocolou na última quarta-feira um pedido judicial para revogar a intervenção em sua SAF e restabelecer a estrutura original de governança da empresa. Na manifestação, o clube argumenta que a medida imposta pela Justiça produziu um efeito contrário ao pretendido e acabou por provocar uma "paralisia institucional sem precedentes".
Segundo a petição, o afastamento de três conselheiros inviabilizou o funcionamento do Conselho de Administração, restando apenas um membro em exercício.
Diante da falta de quórum para deliberações e do impedimento legal para que o Club de Regatas Vasco da Gama indique novos integrantes, o clube sustenta que o cenário comprometeu negociações na janela de transferências e dificultou a busca por um novo investidor.
Para embasar o argumento, a diretoria citou um relatório da própria interventora do caso, que aponta a venda da sociedade como um interesse comum entre CRVG, 777 Partners, funcionários e torcida.
Além do retorno imediato dos três conselheiros afastados e do fim da nomeação da interventora — que renunciou ao cargo nesta semana —, o Vasco solicita que a exigência de anuência da 777 Carioca para uma eventual venda das ações da SAF seja retirada.
Por fim, o clube também exige que a empresa comprove documentalmente os poderes de representação de Mark Shapiro, signatário da procuração apresentada no processo, alegando que os documentos atuais não demonstram a legitimidade da representação estrangeira.
O caso
A Justiça do Rio de Janeiro acatou um pedido da 777 Carioca e afastou Pedrinho e mais dois conselheiros do Conselho da SAF do Vasco no dia 23. O ex-jogador segue como presidente do clube, mas não mais da empresa.
Junto a Pedrinho, foram afastados os conselheiros Christiano Stockler Campos e Felipe Elias. A decisão da juíza Caroline Fonseca, da 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, se baseia em constatações feitas pelo Conselho Fiscal da SAF.
Segundo consta, o conselho de administração descumpriu os pedidos de documentos e informações do conselho fiscal.
Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.



