O
Vasco aumentou de forma substancial suas chances de voltar para a
Copa Libertadores no ano que vem. Com uma derrota nos últimos 11 jogos, o Cruzmaltino virou um dos postulantes para uma vaga no G6 na
Série A do Campeonato Brasileiro.
Neste momento, a equipe está com 42 pontos na 8ª colocação. O Cruzmaltino tem cinco pontos a menos que o
Fluminense, atual 6º colocado, mas vive um momento de alta. Inclusive, venceu o próprio rival recentemente.
Se antes o Vasco apenas se preocupava com chances de um rebaixamento, este pesadelo ficou para trás e o foco é voltar para competição continental, que não disputa desde 2018. Naquele ano, sequer avançou da fase de grupos.
Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as possibilidades de jogar a Libertadores em 2026 é de 18,3%. De rebaixamento, é de 0,009%.
Além do Brasileiro, o Cruzmaltino está na semifinal da
Copa do Brasil e pode conquistar a taça e, consequentemente, uma vaga na Libertadores. Fluminense e
Cruzeiro, que estão à frente do Vasco na tabela, também podem vencer o torneio e abrir um eventual G7.
O próximo desafio do Vasco é o confronto direto. O
São Paulo é o 9º colocado com 41 pontos e ainda mantém o sonho do G6. A partida será no domingo(2), às 20h30 (de Brasília), em São Januário.