Dívida por volante argentino gera transfer ban ao Vasco; clube vai recorrer
Cruzmaltino foi penalizado por não ter acertado as parcelas da compra de Juan Sforza junto ao Newell’s Old Boys

O Vasco está impedido de contratar, por enquanto, nesta janela de transferências. Em busca de reforços, o clube foi penalizado por uma dívida com o Newell 's Old Boys-ARG pela compra do volante Juan Sforza. A equipe não pode registrar novos atletas.
Mesmo com a decisão, o Cruzmaltino garante que vai recorrer e desfazer o problema junto aos argentinos. Recentemente, o Vasco teve o mesmo problema com o Nantes-FRA pela compra de Adson, mas conseguiu resolver.
O clube se apoia no fato de ter entrado em recuperação judicial, o que dá brecha pela legislação brasileira para negociar passivos e dívidas com credores.
“Nos termos da legislação brasileira relativa à recuperação judicial, o pagamento da obrigação questionada encontra-se legalmente suspenso. Além disso, decisões recentes do Comitê Disciplinar da FIFA têm reconhecido a soberania das leis nacionais nesses casos, afastando a aplicação de sanções esportivas quando demonstrada a incompatibilidade com a legislação local”, escreveu o clube, em comunicado.
A Fifa determinou, no início de junho, que o Vasco pagasse 2,3 milhões de dólares (R$ 12,7 milhões) líquidos ao clube argentino, além de 345 mil dólares (R$ 1,9 milhão) de multa para não sofrer transfer ban. O clube não honrou com os compromissos.
“O clube confia na reversão da penalidade, assim como já ocorreu em procedimento movido pelo Nantes, e reitera seu compromisso com a condução responsável e transparente de seu processo de reestruturação”, completa o Vasco em nota.
O transfer ban é uma medida administrativa e punitiva, quando os clubes não cumprem com os pagamentos das transações internacionais. O Vasco foi notificado pela entidade, como deve ser, 45 dias antes de ser punido.
Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.
