Jardim admite jogo abaixo do Flamengo, mas exalta força da torcida: 'Fantástica'
Equipe carioca não foi brilhante contra o Del Valle, mas conseguiu o empate que garantiu vaga à semifinal da Libertadores

O Flamengo não foi brilhante, mas o empate diante do Independiente del Valle, nesta quinta-feira (17), no Maracanã, garantiu ao Rubro-Negro a classificação à semifinal da Copa Libertadores. Arrascaeta marcou o gol do time carioca, enquanto Reasco balançou as redes para a equipe equatoriana no segundo tempo.
A atuação abaixo do esperado do Flamengo foi reconhecida por Leonardo Jardim. O técnico avaliou que a equipe teve baixa efetividade no primeiro tempo e voltou a fazer críticas ao gramado do Maracanã.
"Com certeza que não fizemos o melhor jogo da época. Tivemos alguns duelos que deveríamos ter ganho e não ganhamos. Em termos técnicos também não foi um jogo muito bonito, principalmente em algumas ações no último terço. Vou voltar a bater no molhado, o gramado não nos ajuda. O Erick precisou dar cinco toques na bola para colocar a bola no chão e começar a jogar", iniciou.
Força da torcida
Apesar do desempenho abaixo do esperado, o Flamengo terminou a partida com mais finalizações e posse de bola que o Del Valle, mesmo atuando com um jogador a menos durante quase todo o segundo tempo. Jorginho foi expulso aos 19 minutos da etapa final.
Para Jardim, a torcida flamenguista foi o grande diferencial para dar energia à equipe dentro de campo. O comandante destacou a força dos torcedores justamente após a expulsão de Jorginho.
"A equipe conseguiu controlar em todos os números do jogo, finalizações, posse de bola, mesmo jogando com 10 mais um. Vou dizer 10 mais um porque a torcida foi fantástica. O Jorginho saiu mas entrou o 12º jogador que foi a torcida. Acabamos por fazer um igual e defendemos muito bem. Aquela energia que a torcida passou para os jogadores mesmo com 10 deu um impulso muito grande para a gente procurar o empate."
Flamengo na semifinal!
Fato é que o Flamengo está, novamente, na semifinal da Copa Libertadores. A equipe carioca enfrentará na próxima fase o Estudiantes-ARG, que eliminou o Corinthians.
Os confrontos diante do time argentino estão previstos para as semanas dos dias 13 e 14 de outubro (ida) e 20 e 21 de outubro (volta).
Por ter feito melhor campanha na fase de grupos em relação ao Estudiantes, o Flamengo decidirá a vaga na final da Libertadores no Maracanã. O primeiro jogo será disputado em La Plata.
Mineiro, Daniel Costa é jornalista formado pela Universidade FUMEC (BH). Apaixonado por esporte e comunicação, atuou como cronista e repórter esportivo em veículos como Doentes Por Futebol, Deus me Dibre, Esporte News Mundo e Brasileirão. Hoje, colabora com o Itatiaia Esporte.



