Após três temporadas de “domínio português”, o Brasileirão volta a ser conquistado por um time sob comando de um treinador do país. Aos 40 anos, Filipe Luís dirigiu o Flamengo desde o início da Série A e ajudou o diretor de futebol José Boto cumprir um “desejo”.
Contratado em janeiro para dirigir o departamento de futebol rubro-negro, o português Boto apostou em Filipe Luís. O desejo era que o treinandor brasileiro quebrasse a “hegemonia portuguesa” na Série A.
“Quero ser o diretor português que vai acabar com a hegemonia dos treinadores portugueses no Brasil. Isso vai acontecer através do Filipe (Luís). (...) Alguns são meus amigos, mas quero ajudar a acabar com a hegemonia e nada melhor do que ser o Filipe”, afirmou Boto em sua apresentação como diretor de futebol do Flamengo em janeiro.
Em 2019, Jorge Jesus comandou o Flamengo e conquistou o Campeonato Brasileiro em campanha de recordes. Foi o primeiro técnico português a levantar a taça da Série A.
Após Jorge Jesus, Abel Ferreira, duas vezes pelo Palmeiras, e Artur Jorge, pelo Botafogo, também alcançaram o feito no Brasil, determinando a “hegemonia portuguesa” recente.
Confira os últimos técnicos campeões da Série A:
- 2019: Jorge Jesus (Flamengo)
- 2020: Rogério Ceni (Flamengo)
- 2021: Cuca (Atlético)
- 2022: Abel Ferreira (Palmeiras)
- 2023: Abel Ferreira (Palmeiras)
- 2024: Artur Jorge (Botafogo)
- 2025: Filipe Luís (Flamengo)
Além do Campeonato Brasileiro, o Flamengo também venceu a Libertadores em 2025. Agora, o time de Filipe Luís disputará a Copa Intercontinental.