Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Flamengo no WhatsApp

Danilo compara Chelsea ao Bayern e projeta duelo com Harry Kane

Defensor rubro-negro exalta qualidade do elenco alemão, mas não vê grande distância com os Blues, rivais vencidos pelo Flamengo na fase de grupos do Mundial de Clubes

Danilo projeta a partida entre Flamengo e Bayern de Munique, pelas oitavas de final do Mundial de Clubes

Com a experiência de 14 temporadas no futebol europeu, Danilo não vê grande diferença no nível de Chelsea e Bayern de Munique. Nesta sexta (27), o defensor comentou a declaração dada por Bruno Henrique, que afirmou que o time alemão, rival do Flamengo nas oitavas de final do Mundial de Clubes, é melhor do que a equipe inglesa, vencida pelo Rubro-Negro na fase de grupos.

“Não acredito que o Bayern seja um time muito melhor do que o Chelsea. Vou discordar um pouquinho do Bruno (Henrique). Mas acredito que o Bayern tem alguns jogadores com pouco mais de experiência. O Chelsea é uma equipe muito muscular, muito reativa e que nos levou a estar em um nível físico muito importante durante o jogo. O Bayern tem alguns jogadores que conseguem cadenciar mais o jogo e tentam ter um controle de bola um pouco maior, o que nos vai exigir um tipo de abordagem diferente e também mentalidade”, afirmou o defensor.

“O que não significa que a gente vai precisar estar no nosso melhor nível possível, mais ainda do que no dia do Chelsea, por ser uma eliminatória. O Bayern está acostumado a jogar esse tipo de partida e acredito que também estão olhando com preocupação para aquilo que tem no Flamengo. Quem errar menos e quem estiver concentrado por mais tempo vai ter mais chances de passar”, completou Danilo.

Aos 33 anos, Danilo reforçou o Flamengo em janeiro de 2025 e rapidamente assumiu papel de liderança no vestiário rubro-negro. Após 14 temporadas atuando no futebol europeu por Porto, Real Madrid, Manchester City e Juventus, o defensor conhece bem o adversário de domingo (29).

Além disso, foi companheiro de Vincent Kompany, atual treinador do Bayern de Munique, na Inglaterra, que faz início promissor de carreira e divide inspirações com Filipe Luís.

"É um pouco preocupante, eu vou jogar e os dois treinadores foram meus companheiros (risos), então quer dizer que eu estou me aproximando desse passo. Acho maravilho clubes históricos como Flamengo e Bayern terem treinadores tão jovens, apaixonados pelo esporte e estudiosos. É disso que o futebol precisa. Eles vêm demonstrando que estão no caminho certo e fazem por merecer toda essa confiança”, brincou Danilo, antes de seguir sobre o treinador belga e ex-companheiro.

“O Vincent foi meu capitão no Manchester City, um cara extremamente inteligente, cérebro e muito competitivo. Muitas vezes cortava a veia central dele e ele ficava muito nervoso, porque ele é muito competitivo, passou por toda a reformulação do Manchester City e foi um grande representante do Manchester City vencedor. Um duelo interessante de dois treinadores da nova geração, que têm um futuro brilhante pela frente. Espero que o Filipe Luís saia mais feliz, o Kompany terá outras oportunidades de estar feliz como treinador”, concluiu.

Confira, abaixo, mais respostas de Danilo, defensor do Flamengo:

Coletivo ou individual
“O individual conta muito. Em uma partida equilibrada, a gente tem como prioridade cada um não perder os seus duelos. Quando alguém individualmente está em um dia mais inspirado, consegue vencer os seus duelos e isso cria muitos desequilíbrios na partida. E é aí que se decide o jogo. A gente fala muito de sistemas, espaço... Realmente, o futebol evoluiu muito e para melhor. Mas o futebol é o resumo do que acontece nas duas áreas. Na área que defende, que é para não sofrer gols, e na área de lá, que você define o jogo e faz gol. Para isso, tem peso a individualidade de cada jogador. O sistema tático é uma coisa inspiracional para poder, no final das contas, destacar o individual de cada um. Eu espero que a gente possa individualmente estar inspirado, pois será necessário.”

Mundial dos times brasileiros
“Os times brasileiros estão indo muito bem. Acho que as pessoas do Brasil estão muito orgulhosas do futebol que temos visto nessas últimas semanas. Os resultados são porque os times brasileiros são muito bons, eles têm jogadores e técnicos muito bons. O único problema é que não temos oportunidades de enfrentar os times europeus. Assim que temos, mostramos nossas qualidades, nosso melhor futebol. Acho que é bom o mundo inteiro estar assistindo a esses jogos, e espero que em um futuro breve possamos ter mais duelos como esse, porque as pessoas estão gostando.”

Duelo com Harry Kane
“Falar sobre um duelo individual é difícil. Acredito muito no trabalho de equipe, no sistema defensivo inteiro, para poder fazer um grande jogo, principalmente nesse tipo de enfrentamento. Muito difícil falar de enfrentamento individual sem contar com as coberturas, com a pressão dos homens da frente. Falar só de um jogador também é difícil, o Bayern tem jogadores como Leroy Sané, que foi meu companheiro no Manchester City e tem certa experiência, mas também tem uma juventude aflorada, é muito rápido, imprevisível. Eu vi que o Musiala também vai estar à disposição, é um jogador que vem demonstrando ser diferente dos iguais. O Flamengo, como sistema defensivo, vai precisar estar em um dia importante para passar.”

Chaveamento do Mundial
"É um problema para o Danilo de mais para a frente, porque o Bayern já é um problema bastante importante já no domingo. Isso reflete muito a vida. Certamente, já trocamos essa ideia entre a gente sobre se passar, tem esse e aquele time. É como tudo na vida, muitas vezes nos preocupamos com o que vem adiante, com os problemas futuros que nem sabemos como vão chegar e nos esquecemos de botar o foco e desfrutar o que está acontecendo agora. Uma partida bonita e história para o Flamengo e para o futebol brasileiro. É aproveitar esse momento e demonstrar as máximas qualidades, porque o futuro é incerto.”

Temperatura beneficia o Flamengo?
"É um fator importante desde que a gente esteja no nosso máximo nos outros pontos do jogo. Não adianta nada ter um calor, a gente falar aqui que o jogador brasileiro está mais adaptado a isso, se a gente não estiver tecnicamente pronto, taticamente concentrado, firme em cada duelo. Pode ser importante desde que a gente esteja em um nível bom nos outros fatores também.”

Confiança pela vitória sobre o Chelsea
“Antes do jogo contra o Chelsea, eu disse no vestiário que a história é feita de vários acontecimentos ao longo dos anos. A história não é feita em um dia. Mas falei também que existem momentos específicos que mudam o rumo da história e que aquele jogo contra o Chelsea era um momento específico que poderia ser um marco importante para subir um degrau na história desse grupo. Foi ima virada importante, mas falei depois que o que ia determinar a importância daquele jogo era o que a gente fizesse dali para a frente, se a gente conseguisse manter a mentalidade. Técnica e taticamente, eu acredito que essa equipe tem um nível de maturidade importante, e o que pode oscilar é o comportamento que temos em cada partida e isso depende de nós. Manter o mesmo nível de comportamento independentemente do adversário.”

Leia também

O Flamengo chega às oitavas de final invicto. O time de Filipe Luís venceu Espérance e Chelsea e empatou com o LAFC, sendo o líder do Grupo D com sete pontos.

Flamengo e Bayen de Munique se enfrentarão no próximo domingo (29), em Orlando, às 17h de Brasília. Confira, aqui, todos confrontos das oitavas de final já definidos.

    O portal Itatiaia Esporte traz a narração em tempo real esse e de todos os jogos do Mundial de Clubes. Resultados, classificação e artilharia são atualizados a cada gol.

    Quem vencer enfrentará o vencedor do confronto entre Paris Saint-Germain, da França, e Inter Miami, dos Estados Unidos, nas quartas de final do Mundial de Clubes.

    Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.