Com cinco títulos em pouco mais de um ano no cargo, Filipe Luís está em reta final de contrato com o Flamengo. O vínculo é válido até dezembro de 2025, e, após a conquista da Série A na quarta (3), o tema foi assunto dos principais personagens do clube carioca.
Confira, abaixo, que o que o presidente Luiz Eduardo Baptista e o diretor de futebol José Boto, além do próprio Filipe Luís, falaram sobre a negociação pela renovação do contrato.
José Boto, diretor de futebol do Flamengo:
“Eu e Filipe entramos às 8h da manhã e saímos 8h da noite. Isso, durante o ano, dá muitas horas de conversa. Muito trabalho, mas muitas horas de conversa. Filipe é muito preparado, preparado para voos na Europa, mas penso que mais um ano aqui vai fazer bem a ele.
Pode sair a qualquer momento (a renovação). Nós falamos quase todos os dias sobre isso. Não queríamos que esse tipo de conversas interferissem nessa fase final, que era muito importante. Mas agora tenho certeza que se vai resolver. (Antes do Mundial?) Pode acontecer a qualquer momento. Com certeza é (o melhor treinador), e não é pelos resultados. Eles só validam para fora.”
Filipe Luís, técnico do Flamengo:
Vai seguir no Flamengo?
“Se depender de mim, estou renovado. Não depende só de mim. Claro que quero ficar, sou feliz aqui, minha família é feliz aqui. Tenho que conquistar o direito de sentar nessa cadeira. Para isso trabalho todos os dias muitas e muitas horas e vou continuar.
Primeiro que no Brasil já é complicado ter um trabalho longevo. A pressão midiática, da torcida e dos próprios clubes faz com que os treinadores durem menos, por mais que essa cultura esteja mudando. Vemos vários trabalhos longevos nos últimos anos, coisa que não acontecia fazia muito tempo. No Flamengo é mais difícil ainda, é triturador de treinadores pela pressão. Quantas noites cheguei aqui para falar depois de uma derrota. E é duro, você é massacrado, a opinião daqui convence o torcedor. Depois dar a volta não é fácil. Foram muitas noites difíceis. Ser campeão brasileiro é muito difícil. Falei a eles antes do jogo que é o campeonato mais difícil. Se jogar no Barcelona e no Real Madrid cinco anos, com certeza vai ganhar um campeonato nacional. Mas se jogar aqui cinco anos não garante nada. Só disputar. É muito difícil ganhar. Entendo bem o difícil que é se manter no cargo.”
O que falta para renovar?
“Como posso sentar para renovar um contrato disputando a final da Libertadores, tendo quatro dias antes o Atlético, antes o Fluminense? Só um fenômeno para achar tanto tempo para tanta coisa.”
E o presidente?
Festejando o título no gramado do Maracanã, Luiz Eduardo Baptista desconversou sobre o tema, destacando que o momento é de celebração pelos feitos do clube na atual temporada. Contudo, depois da final da Libertadores, no sábado (29), o presidente reforçou o desejo de continuar com Filipe Luís no cargo na próxima temporada. Veja
“Torcedor não tinha nada dois minutos atrás. Vamos comemorar, galera. Vocês não tinham porra nenhuma pouco tempo atrás. Agora somos tetracampeões da Libertadores e eneacampeões brasileiros”, afirmou o presidente Luiz Eduardo Baptista ao portal “ge”.
Os próximos jogos do Flamengo:
6/12 - Mirassol x Flamengo, no Maião (Brasileirão)
10/12 - Cruz Azul-MEX x Flamengo (Intercontinental)
13/12 - Pyramids-EGI x vencedor do Dérbi das Américas (Intercontinental)*
17/12 - PSG-FRA x vencedor da Copa Challenger (Intercontinental)*
*Caso avance na competição