Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Botafogo no WhatsApp

Braço direito de John Textor no Botafogo é escolhido para cargo na Fifa

Thairo Arruda assume cargo na Comissão de Grupos de Interesse do Futebol Masculino

Thairo Arruda será representante do Brasil em comissão da Fifa

Thairo Arruda, CEO do Botafogo, foi nomeado pela Fifa como representante do Brasil na “Comissão de Grupos de Interesse do Futebol Masculino” (Men’s Football Stakeholders Committee). O executivo cumprirá mandato na Comissão Permanente de 2025 até 2029.

“A função é considerada estratégica pela entidade máxima do futebol. Thairo terá atuação em temas que envolvem os diversos atores da indústria esportiva e se juntará a membros selecionados de outros países na Comissão”, diz o comunicado do Botafogo.

Thairo Arruda foi um dos intermediários que aproximou John Textor do Botafogo no processo de aquisição da SAF alvinegra, entre 2021 e 2022. Posteriormente, tornou-se CEO do clube carioca e é braço direito do empresário norte-americano. A gestão esportiva do Glorioso recebeu uma série de prêmios nas últimas temporadas.

Leia também

Disputa pela SAF alvinegra

Apesar de John Textor afirmar que a disputa pelo controle da SAF do Botafogo “está acabada”, as partes envolvidas seguem movimentando-se nos bastidores. Recentemente, João Paulo Magalhães Lins, presidente associativo, reuniu-se com dirigentes da Eagle Holding Football, empresa fundada pelo empresário norte-americano.

A aproximação de João Paulo com a Eagle - que rompeu com John Textor neste ano devido aos acontecimentos no Lyon -, demonstra uma mudança na postura do clube associativo, que, apesar de ser dono de 10% das ações da SAF, precisa autorizar mudanças significativas. Até então, o presidente havia manifestado apoio a John Textor.

No dia 29 de setembro, o Conselho Deliberativo do Botafogo teve reunião suspensa após representante da SAF não responder os questionamentos feitos. Além disso, Durcesio Mello, mandatário na época da assinatura da SAF e “braço-direito” de Textor no clube, não compareceu. Assim, a reunião foi adiada para a próxima terça, dia 14 de outubro.

Fracasso em 2025

O momento conturbado fora de campo refletiu nos resultados do Botafogo dentro das quatro linhas em 2025. Após conquistar os títulos da Libertadores e do Brasileirão em 2024, o Alvinegro não correspondeu às expectativas. O elenco foi reformulado nas duas janelas de transferências e as apostas de John Textor nos técnicos, por ora, não foram certeiras.

O próprio empresário admite o “fracasso” do time na atual temporada, que terminará sem nenhum troféu dos sete torneios disputados.

“Começamos o ano muito mal. Tínhamos um treinador (Renato Paiva) que trouxe um sistema em que eu acreditava, mas acho que ele abandonou o sistema dele. Sofremos. Aqui estamos, quarto lugar, quinto lugar, com base em jogos a menos ou a mais… Estou feliz com o ano? Eu disse que seria um fracasso se não ganhássemos outro troféu. Então, foi um fracasso”, disse ao portal “ge”.

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.