Itatiaia

Botafogo: última derrota por seis gols rendeu 'virada' e título, além do trauma

Glorioso estreava uniforme na última vez em que levou tantos gols

Por
Glorioso não levava tantos gols desde 2010
Glorioso não levava tantos gols desde 2010 • Marcelo Sadio / www.vasco.com.br

A última vez que o Botafogo havia sofrido seis gols em uma partida antes da goleada por 6 a 1 para o Cienciano (PER), na última quinta-feira (13), terminou em uma das histórias de reação mais marcantes do clube. Em 24 de janeiro de 2010, o Glorioso foi atropelado pelo Vasco por 6 a 0, no Estádio Nilton Santos, pela terceira rodada da Taça Guanabara, então primeiro turno do Campeonato Carioca.

O clássico marcou o lançamento de uma camisa do Alvinegro e a estreia de Loco Abreu pelo Glorioso, mas quem brilhou foi o ataque vascaíno. Dodô fez três gols ainda no primeiro tempo, enquanto Philippe Coutinho marcou duas vezes na etapa final. Léo Gago completou a goleada. Loco, titular, foi substituído no intervalo.

O resultado provocou uma crise imediata. O técnico Estevam Soares foi demitido, e Joel Santana assumiu o comando da equipe dias depois. A mudança seria decisiva para a temporada.

Sob o comando de Joel, o Botafogo reagiu justamente contra o mesmo Vasco. Na decisão da Taça Guanabara, em 21 de fevereiro, venceu por 2 a 0, com gol de Loco Abreu, e conquistou o primeiro turno.

O Glorioso ainda conquistou a Taça Rio, com vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo, em 18 de abril. Loco Abreu marcou de pênalti, com direito à famosa cavadinha, e Jefferson defendeu uma cobrança de Adriano. Como havia vencido os dois turnos, o Botafogo foi campeão carioca de 2010 sem precisar disputar uma final.

Assim, o 6 a 0 que inicialmente parecia representar apenas um trauma acabou sendo o ponto de partida para uma transformação. Após quase duas décadas, o Botafogo voltou a sofrer seis gols em uma partida - desta vez, contra o Cienciano. Resta saber se a história terá novamente uma reação como a de 2010.

Por

Correspondente digital da Itatiaia no Rio de Janeiro. Formado na PUC Rio, já cobriu clubes e negócios do esporte, além de ter experiência como assessor de imprensa e editor de texto. Se o esporte move paixões, ele pode mudar vidas.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais
 

 

Belo Horizonte