Botafogo anuncia contratação de Neto, ex-Barcelona, Arsenal e Juventus
Aos 36 anos, o goleiro retorna ao futebol brasileiro após passagens por grandes clubes da Europa

Agora é oficial: Neto é o novo reforço do Botafogo. O clube carioca anunciou nesta sexta-feira (8) a contratação do goleiro de 36 anos, que chega para aumentar a concorrência na posição.
Neto deixou o Bournemouth, da Inglaterra, e assinou contrato com o Glorioso até julho de 2027. O atleta desembarcou no Rio de Janeiro nesta semana e passou por exames médicos.
- Botafogo x Cruzeiro: veja análise do VAR sobre pênalti anulado no Brasileiro
- Davide Ancelotti revela dificuldade do Botafogo em derrota para o Cruzeiro
- Jardim rasga elogios à atuação do Cruzeiro contra Botafogo e vê ‘motivo’ para vitória
Formado no Athletico, Neto está atuando no futebol europeu desde 2011. O goleiro já atuou por Fiorentina e Juventus, da Itália, Valencia e Barcelona, da Espanha, Bornemouth e Arsenal, da Inglaterra. Pela Seleção Brasileira, o goleiro fez um jogo amistoso em 2018.
A quase ida de John ao West Ham
O acerto entre Botafogo e Neto aconteceu em momento no qual o clube carioca já contava com a saída de John, mas o West Ham recuou do acordo, e o goleiro segue no Alvinegro.
A negociação já acontecia há algumas semanas e, na terça (5), as partes chegaram a um acordo financeiro: John seria vendido por 10 milhões de euros, cerca de R$ 63 milhões na cotação atual.
Segundo a “Sky Sports”, da Inglaterra, o West Ham está perto de anunciar Mads Hermansen, goleiro do Leicester City. A contratação deve ser fechada em 18 milhões de euros (R$ 114 milhões).
Em janeiro de 2024, o Botafogo investiu cerca de R$ 7 milhões na contratação de John, que pertencia ao Santos e atuou por empréstimo no Valladolid, da Espanha, na temporada anterior.
A reformulação do elenco alvinegro
Após os títulos do Brasileirão e da Libertadores, em 2024, o elenco do Botafogo já havia sido reformulado na janela de transferência do início do ano, com mais de 20 saídas e chegadas.
Agora, visando a fase decisiva da temporada, o departamento de futebol voltou ao mercado. Os investimentos foram altos, buscando elevar o nível do elenco à disposição de Davide Ancelotti.
Saídas do Botafogo na atual janela de transferências:
- Jair: vendido ao Nottingham Forest-ING
- Igor Jesus: vendido ao Nottingham Forest-ING
- Gregore: vendido ao Al-Rayyan-CAT
- Elias Manoel: emprestado ao Santa Clara-POR
- Kauê: vendido ao Porto-POR
- Rwan Cruz: emprestado ao Real Salt Lake-EUA
- Patrick de Paula: emprestado ao Estorial-POR
- Yarlen: emprestado ao Tondela-POR
Reforços do Botafogo para o segundo semestre:
- Neto (G): livre no mercado
- Kaio Pantaleão (Z): comprado do Krasnodar-RUS
- Cristhian Loor (G): comprado do Del Valle-EQU
- Álvaro Montoro (M): comprado do Vélez Sarsfield-ARG
- Joaquín Correa (A): livre no mercado
- Arthur Cabral (A): comprado do Benfica-POR
- Danilo (V): comprado do Nottingham Forest-ING
- Jordan Barrera (A): comprado do Junior Barranquilla-COL
Chefe de reportagem e ex-correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.



