Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Botafogo no WhatsApp

Ancelotti explica opção por três volantes e ‘demora’ nas trocas do Botafogo

Após derrota para a LDU e queda nas oitavas de final da Libertadores, treinador italiano avaliou o confronto com os equatorianos

LDU x Botafogo: Davide Ancelotti em ação em Quito, no Equador

Derrotado por 2 a 0 pela LDU-EQU, nesta quinta (21) em Quito, o Botafogo foi eliminado nas oitavas de final da Libertadores. Após vencer o jogo de ida por 1 a 0, no Rio de Janeiro, o técnico Davide Ancelotti explicou a opção por escalar três volantes - Danilo, Allan e Marlon Freitas -, admitindo que “não é a maneira que o clube quer atuar”.

“A estratégia de hoje foi adaptar-se um pouco. Jogamos com linha de defesa mais baixa para tirar a profundidade deles e defender cruzamentos. Eles cruzam muito, então três volantes eram para bloquear os chutes. Não é a maneira que o Botafogo quer jogar, mas tínhamos que adaptar. Mas foi o plano de jogo. E é difícil seguir com o plano depois de levar um gol com seis minutos”, respondeu Davide Ancelotti após a partida em Quito.

A utilização de três volantes no Botafogo virou “assunto” após a demissão de Renato Paiva, que utilizou a formação contra o Palmeiras, no Mundial de Clubes.

O treinador português acabou demitido por John Textor após a derrota na prorrogação, e a postura defensiva da equipe em uma série de jogos motivou a decisão.

Leia também

A LDU abriu o placar com Villamil aos sete minutos do primeiro tempo. Aos 15 da etapa final, Alzugaray ampliou. Ancelotti só mudou a equipe com o 2 a 0 no placar.

“O segundo gol chega quando a gente vai fazer os primeiros dois câmbios para refrescar o time. Depois de uma derrota tenho que fazer autocrítica. Vou tomar toda a responsabilidade. Os jogadores seguiram todo o plano de jogo, agora é seguir”, respondeu sobre as substituições.

A sequência da temporada alvinegra

O Botafogo passa a ter o Brasileirão e a Copa do Brasil como prioridades. No domingo (24), visita o Juventude em Caxias do Sul pela 21ª rodada da Série A. Veja a tabela!

Na Copa, o adversário nas quartas de final será o Vasco. Os clássicos acontecerão nos dias 27 de agosto e 11 de setembro, em São Januário e Nilton Santos, respectivamente.

Confira mais respostas de Davide Ancelotti, técnico do Botafogo:

Experiência na altitude
“A altitude tem papel porque a bola viaja muito e é mais rápida. É difícil controlar quando tem um passe longo. A LDU é muito forte, então claramente a gente tem que adaptar para ter energias nos últimos minutos.”

Sequência da temporada
“Temos dois objetivos importantes. Na Copa do Brasil, o clube nunca ganhou, e ficar no primeiro quarto da tabela do Brasileirão. Vamos seguir.”

Arthur Cabral no banco
“Arthur Cabral não treinou. Treinou 20 minutos antes, não estava com condições de 90 minutos. O plano era de Savarino porque ele atuou nessa posição ontem, é móvel. Pedi trabalho para os dois pontas, queria a defesa mais fixa. Pedi que Marçal e Barboza afastassem as bolas.”

Avaliação da partida
“O gol nos primeiros minutos mudou o jogo. Foi mais difícil seguir o planejamento. O ritmo tem que ser baixo aqui porque é muito difícil fisicamente. A gente queria ter uma linha defensiva mais fechada. Claramente essa não é a maneira que gostamos de jogar, mas temos que adaptar. O primeiro gol poderíamos ter evitado.”

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.