O volante Ryan Granja, de 20 anos, pode fazer sua primeira partida como profissional nesta quarta-feira (10), quando o Barra FC enfrenta o Marcílio Dias pela Copa Santa Catarina.
Ryan é filho de Élder Granja, lateral-direito campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes pelo Internacional em 2006. O ex-jogador também conquistou títulos por Palmeiras (Paulista de 2008), Ceará (Cearense de 2014) e Fortaleza (Cearense de 2016), além de somar uma passagem pelo Vasco.
Para chegar ao elenco principal do Barra FC, o jovem participou do programa alemão CUJU, iniciativa que utiliza inteligência artificial para identificar promessas do futebol.
Ryan foi um dos destaques da competição internacional “A Jornada”, recebendo o prêmio Golden Ball, concedido a 27 atletas no mundo.
O aplicativo do CUJU aplica testes técnicos e físicos, como passes, finalizações e impulsão, e gera rankings que servem de base para seletivas presenciais. Foi através desse programa que o jogador foi analisado pelo Barra FC.
Com a experiência adquirida no torneio e a visibilidade conquistada, Ryan inicia sua trajetória no Barra em um dos momentos mais importantes da história do clube, que conquistou acesso inédito à Série C do Campeonato Brasileiro, confirmado no último fim de semana.