Ex-árbitro é preso na Paraíba suspeito de manipulação de resultados na Série B
D'Guerro Batista Xavier, de 46 anos, foi preso na “Operação Jogada Marcada” da Polícia Civíl de Goiás

A Polícia Civil de Goiás prendeu, nesta quarta-feira (9), o ex-árbitro D'Guerro Batista Xavier, de 46 anos. Ele foi detido em João Pessoa, na Paraíba, suspeito de participar de esquemas de manipulação de resultados em partidas da Série B do Campeonato Brasileiro. A defesa do suspeito ainda não se manifestou sobre o caso.
A prisão ocorreu em meio a uma operação da Polícia Civil de Goiás, deflagrada por meio do Grupo Antirroubo a Banco (GAB) da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Intitulada "Operação Jogada Marcada", a ação cumpre 16 medidas judiciais, entre mandados de prisão e de busca e apreensão, contra organização criminosa especializada na manipulação de resultados em partidas de futebol.
Em 2023, o Ministério Público de Goiás realizou três operações contra o grupo criminoso que tinha por objetivo aliciar jogadores para participar de esquema de manipulação de resultados em partidas do Brasileirão do ano passado e de Estaduais disputados neste ano. Os atletas receberiam pagamentos para levar cartão amarelo e/ou vermelho, fazer pênalti ou contribuir para o placar parcial ou total de uma partida, beneficiando apostadores que também faziam parte do esquema.
A partir da Penalidade Máxima, a Fifa baniu do futebol os jogadores Gabriel Tota, Ygor Catatau e Matheus Phillipe. Paulo Miranda e Onitlasi Junior Moraes tiveram pena de suspensão por 720 dias cada. Paulo Sérgio Marques Corrêa, André Luiz Siqueira Júnior e Mateus da Silva Duarte, 600. E Eduardo Bauermann e Fernando Neto, 360 dias.
Com agência
Portal de esportes da Itatiaia



