O Brasil é um país com dimensões continentais e conhecido por ter uma das torcidas mais apaixonadas do planeta. Mesmo assim, o futebol brasileiro ainda está longe de ser um produto global. Para Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo, o país falha justamente onde mais poderia crescer: na forma como vende seu futebol para o mundo.
“É muito comum andar na rua, em um shopping center e ver crianças, adultos usando camisas de times do exterior. Lá fora você não vê estrangeiro andando com camisa de times brasileiros, porque o futebol brasileiro nunca foi exportado como produto de mídia”, afirma Wolff.
Segundo ele, os clubes brasileiros até ganham algum dinheiro com a venda de direitos de transmissão e produtos em outros países, mas os valores são muito baixos perto do que poderiam ser.
“Hoje existe sim uma venda, mas os valores que o futebol brasileiro obtém de receita perto do que obteria é ridículo”, diz. O empresário acredita que o Brasil só conseguirá mudar esse cenário quando tiver uma liga organizada, parecida com as das principais potências do futebol europeu. Com mais estrutura, qualidade e profissionalismo, o Brasileirão teria muito mais chances de atrair o público internacional.
“É uma das receitas com o maior potencial de se fazer se eventualmente a gente tiver uma liga e o futebol brasileiro conseguir ter uma qualidade que se equipara às melhores ligas europeias”, finalizou.
CNN Esportes S/A
Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.
Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.