Ouvindo...

Cruzeiro x Atlético: súmula registra arremesso de galo em campo e gritos homofóbicos

Registros foram feitos pelo árbitro da partida, Rafael Klein; dentro de campo, a equipe celeste levou a melhor e selou a classificação para as semis da Copa do Brasil

O árbitro Rafael Klein relatou arremesso de objetos ao gramado e cantos homofóbicos na súmula divulgada pela CBF

A CBF divulgou nesta sexta-feira (12) a súmula do clássico entre Cruzeiro e Atlético, realizado nessa quinta-feira (11), no Mineirão, em Belo Horizonte, no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. O documento, assinado pelo árbitro Rafael Klein, detalha incidentes envolvendo a torcida celeste durante a vitória por 2 a 0 da Raposa, que garantiu vaga na semifinal do torneio.

Segundo o relatório, logo no primeiro minuto de jogo um galo de borracha foi arremessado no gramado. O objeto não atingiu nenhum atleta. Aos 21 minutos do primeiro tempo, a partida precisou ser paralisada após copos plásticos com líquido serem lançados no campo.

A situação se repetiu aos 37 minutos, quando torcedores arremessaram copos na direção dos jogadores do Atlético que estavam no aquecimento. Em todos os episódios, ninguém foi atingido.

Gritos homofóbicos

O árbitro também registrou a ocorrência de gritos homofóbicos vindos das arquibancadas do Mineirão. Segundo a súmula, os cânticos ocorreram aos 22, 31 e 34 minutos do primeiro tempo, principalmente dirigidos ao zagueiro Lyanco, do Atlético, com gritos de “Lyanco, vi***”.

O protocolo previsto pela CBF foi seguido: o sistema de som do estádio emitiu o aviso oficial e os cânticos cessaram em seguida. O documento ressalta que a partida contou com torcida única do Cruzeiro, medida determinada pelas autoridades de segurança para o clássico.

Dentro de campo, o Cruzeiro venceu por 2 a 0 e repetiu o placar do jogo de ida, avançando à semifinal da Copa do Brasil para enfrentar o Corinthians.

Publicação de Lyanco nas redes

Lyanco passou quase um mês tratando de uma lesão muscular na coxa esquerda e voltou como titular na partida contra o Cruzeiro.

“Feliz em voltar a jogar! Muito trabalho pela frente! Ainda com objetivos no ano, foco, trabalho e fé em Deus !!! A guerra continua, a luta continua. A vida é desse jeito. Ou você abaixa a cabeça e enfraquece ou levanta a cabeça e enfrenta como homem!”, publicou Lyanco nas redes sociais.

Ao final da mensagem, Lyanco escreveu: “Boa a todas”, com um emoji de beijo.

Anteriormente, o defensor havia escrito no final da postagem a seguinte frase: “Boa a todas as meninas, menstruaram e viraram mocinhas! Feliz dia!”. O jogador alterou a publicação posteriormente.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports
Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.