Ouvindo...

Corinthians x Palmeiras: confira análise do VAR sobre pênalti e gol anulado

Palmeirenses saíram na bronca com a arbitragem do Dérbi da última quarta-feira (30)

Wilton Pereira Sampaio apitou a partida entre Corinthians e Palmeiras

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou, na manhã desta quinta-feira (31), os áudios das análises do VAR em dois lances polêmicos do clássico entre Corinthians e Palmeiras: o pênalti marcado sobre Memphis Depay e o gol anulado de Maurício. A partida, válida pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil, foi disputada na Neo Química Arena, em São Paulo, e terminou com vitória do Timão por 1 a 0 na última quarta-feira (30).

Pênalti sofrido por Memphis

O pênalti foi assinalado aos 18 minutos do primeiro tempo. Inicialmente, o árbitro Wilton Pereira Sampaio entendeu o lance como normal. No entanto, Braulio da Silva Machado, responsável pelo VAR, identificou toque faltoso de Gustavo Gómez em Memphis e recomendou a revisão.

“Te recomendo a revisão por possível pênalti. Estamos checando. O defensor, em uma ação de bloqueio, atinge com a sola antes do atacante chutar a bola”, comunicou Braulio a Wilton durante a análise.

Após revisar o lance no monitor, Wilton confirmou a penalidade:

“Memphis chuta, correto? E ele (Gustavo Gómez) mete a trava na canela dele. Vou voltar. Para mim, é temerário, viu? Vou voltar com tiro penal e cartão amarelo ao defensor”.

Na cobrança, Yuri Alberto parou em Weverton, que acertou o canto da finalização.

Gol anulado de Maurício

Aos 39 minutos do segundo tempo, o gol de Maurício, que seria o empate do Palmeiras, foi anulado após checagem do VAR. A equipe de arbitragem traçou as linhas e concluiu que Gustavo Gómez, na origem da jogada, estava em posição de impedimento.

“Revisão factual: jogador do Palmeiras está em posição de impedimento e interfere diretamente no jogo. Offside, ok?”, disse Braulio a Wilton, que confirmou a infração, para delírio da Fiel Torcida em Itaquera.

Reclamações palmeirenses

Após o clássico, o técnico Abel Ferreira criticou duramente a arbitragem, especialmente a atuação do VAR. Na visão do treinador, o Palmeiras foi prejudicado no Dérbi.

Corinthians 1 x 0 Palmeiras

O Corinthians venceu o Palmeiras por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (30), na Neo Química Arena, em São Paulo, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O grande destaque da partida foi o atacante Memphis Depay, que garantiu a vitória corintiana e foi às redes pela primeira vez em um clássico com as cores alvinegras.

O Dérbi foi marcado pelo equilíbrio em Itaquera. Os dois times tiveram oportunidades de inaugurar o marcador no primeiro tempo, mas desperdiçaram as oportunidades. Se o Corinthians desperdiçou uma penalidade, com defesa de Weverton em cobrança de Yuri Alberto. Do outro lado o zagueiro André Ramalho salvou uma finalização de Giay em cima da linha.

Na etapa final, quando o empate se desenhava, o Corinthians garantiu a vitória com Memphis, que aproveitou cruzamento preciso de Matheuzinho e balançou as redes.

Leia também

Com o triunfo, o Corinthians precisa de um simples empate no segundo clássico da eliminatória. Uma vitória palmeirense pelo placar mínimo, por sua vez, levaria o confronto para as penalidades máximas.

O duelo da volta entre os rivais está marcado está marcado para o dia 6 de agosto (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, em São Paulo.

Iúri Medeiros é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Passou pela Gazeta Esportiva, onde estagiou e posteriormente cobriu o dia a dia do Corinthians. Além do noticiário do Timão, participou da cobertura de jogos de Palmeiras, Santos e São Paulo, além de eventos na capital paulista, como a São Silvestre. Na Itatiaia, acompanha Corinthians e Santos.