Quem avança e quem cai: veja cenários da última rodada do Campeonato Mineiro

Rodada final da primeira fase está marcada para sábado (14), às 19h (de Brasília), com seis jogos simultâneos

Veja cenários para a última rodada do Campeonato Mineiro

Resta apenas uma rodada para o fim da primeira fase do Campeonato Mineiro. No sábado (14), às 19h (de Brasília), seis partidas encerram a fase classificatória e definem os quatro times que avançam às semifinais e os dois rebaixados.

O regulamento prevê que os líderes de cada um dos três grupos e o melhor vice-líder avancem para o mata-mata que define o título. Já no descenso, os dois piores lanternas da primeira fase são rebaixados ao Módulo II do Estadual.

A Itatiaia detalha abaixo o atual cenário de tudo que ainda está em jogo na 8ª rodada do Campeonato Mineiro.

Grupo A (Atlético, URT, Uberlândia e Democrata):

O Grupo A tem praticamente tudo em aberto para a última rodada. Atlético e URT brigam pela liderança da chave, sendo que ambos possuem 11 pontos, mas o Trovão Azul tem a vantagem no número de vitórias (3 a 2).

Na última rodada, o Galo visita o Itabirito, enquanto a URT recebe o Cruzeiro. O Alvinegro precisa vencer e trocer por um tropeço da URT. Já o time de Patos de Minas se classifica com uma vitória simples sobre a Raposa — ou contando com um tropeço do Atlético.

Ainda no Grupo A, Uberlândia (9 pontos) e Democrata (7 pontos) correm risco de rebaixamento. Neste momento, ambos os times estão escapando, sendo que um deles terminará a fase na lanterna. O Democrata precisa se manter com pontuação acima de Betim e Athletic, que possuem 6 pontos cada.

Todavia, só dependem de si para se manter na elite estadual — se vencerem, continuam no Módulo I. O UEC só cai em uma combinação de resultados improvável.

Grupo B (América, Tombense, Pouso Alegre e Betim):

O Grupo B é o mais equilibrado da primeira fase do Mineiro. O América lidera a chave com 12 pontos, mas vê Tombense, com 11, e Pouso Alegre, com 10, muito perto. Na última rodada, o Coelho recebe o North e só depende de si, com uma vitória simples para avançar à semifinal.

Enquanto isso, o Tombense precisa derrotar o Athletic, fora de casa, e torcer para o América tropeçar na capital. Caso vença e, mesmo assim, fique com a vice-liderança, o Gavião-Carcará vai às semis como o melhor segundo colocado.

Quem tem a missão mais difícil pela classificação é o Pouso Alegre. O Pousão precisa vencer o Uberlândia, fora de casa, e torcer por uma derrota do América e um tropeço do Tombense. A chance mais realista de classificação é pela vice-liderança, com uma vitória, tropeços de Tombense e URT (ou Atlético), e uma vitória do América.

Já o Betim começa a rodada como um dos rebaixados para o Módulo II. Contudo, a missão do time da Região Metropolitana é simples devido ao confronto direto: basta vencer o Democrata, fora de casa, para escapar do posto de pior lanterna da competição — rebaixando o próprio Democrata.

Grupo C (Cruzeiro, North, Itabirito e Athletic):

Por fim, o Grupo C tem Cruzeiro e North disputando a liderança — a equipe celeste assumiu a primeira colocação da chave, com 12 pontos, na penúltima rodada. Uma vitória simples sobre a URT garante a Raposa na semifinal como primeiro colocado.

Se o Cruzeiro tropeçar, precisará ‘secar’ o North diante do América, em Belo Horizonte. O time de Montes Claros sonha com a liderança, mas pode ir ao mata-mata com uma vitória — e mantendo saldo melhor que o Tombense (atualmente, está 4 a 3) —, já que terminaria a fase como melhor vice-líder.

Itabirito e Athletic, por sua vez, correm risco de rebaixamento — com situação mais delicada para o Athletic. O Itabirito tem 7 pontos, recebe o Atlético e, por conta própria, pode se garantir na elite com uma vitória.

Em caso de tropeço, resta torcer para o Esquadrão não vencer o Tombense, em São João del Rei. A missão do Athletic é justamente essa: vencer em casa e contar com um tropeço do Itabirito, contas suficientes para não cair de divisão no Campeonato Mineiro.

Jogos da última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro:

  • América x North
  • Athletic x Tombense
  • Democrata x Betim
  • Itabirito x Atlético
  • Uberlândia x Pouso Alegre
  • URT x Cruzeiro

Todos os confrontos estão marcados para o sábado (14), às 19h (de Brasília).

Leia também

Mineiro de Barão de Cocais e jornalista graduado na Fumec. Passagens pela Rádio FUMEC e pelos portais FutebolNews, TechTudo e brasileirao.com.br. Apaixonado pelo bom futebol, por jogadas ensaiadas e grande defensor do “feijão com arroz”.

Ouvindo...