FMF implementa simulador de VAR em treinamento para árbitros do Mineiro 2026

Ferramenta de empresa responsável pelo VAR em grandes ligas europeias reproduz lances reais e busca unificar critérios de intervenção

Detalhes da taça do Campeonato Mineiro

A Federação Mineira de Futebol (FMF) iniciou um novo ciclo de preparação para a arbitragem do Campeonato Mineiro 2026 com a criação de um simulador próprio para treinamento do VAR. Segundo apuração da Itatiaia, a ferramenta está sendo utilizada em um programa imersivo que pretende padronizar decisões e definir com precisão em quais situações o árbitro de vídeo deve ou não intervir.

O treinamento ocorre de segunda a sexta-feira, sempre das 13h às 19h, em modelo intensivo. Os árbitros de vídeo se revezam ao longo do período, passando por sessões que reproduzem lances reais de partidas anteriores, incluindo decisões tomadas ao longo da última temporada.

O serviço do simulador é prestado pela empresa Hawk-Eye Innnovations, a mesma a operar a ferramenta do árbitro de vídeo nas grandes ligas da Europa e nas competições da Fifa. O treinamento está sendo feito desde o mês de outubro, e o simulador ficará disponível até o mês de abril.

A partir de então, a continuidade do processo será avaliada internamente pela Federação.

Objetivos do treinamento

O simulador permite recriar cenários completos de jogo, como impedimentos, disputas de bola, potenciais infrações e demais situações de possível revisão. O objetivo é estabelecer uma linha de ação clara para o VAR, evitando dúvidas e garantindo maior coerência nos protocolos quando o estadual começar.

Ainda conforme a reportagem, as revisões de cartão vermelho, mãos sancionáveis e faltas em APP (início da jogada) são os principais pontos a se estabelecer um critério mais rigoroso.

A iniciativa busca alinhar tais critérios a partir das experiências acumuladas em 2025 e antecipar eventuais ajustes necessários antes do início do Mineiro 2026. Com o treinamento, a FMF pretende reduzir divergências entre campo e vídeo, dar mais segurança aos árbitros e aumentar a previsibilidade das decisões ao longo do campeonato.

Vale ressaltar que este não é um sistema criado pela FMF, mas sim um treinamento do simulador da Hawk-Eye, que pode ser disponibilizado para outras federações.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports
Fabrício Calazans se formou em jornalismo no UniBH. Ingressou na Itatiaia como estagiário em 2010 e passou por edição, reportagem, produção e apresentação. No “ar”, iniciou cobrindo a Copa Itatiaia. Foi também setorista da Federação Mineira de Futebol, apresentador do Apito Final e plantão nas Jornadas Esportivas. Desde janeiro de 2024 faz a cobertura do América. Tem no currículo participações em eventos nacionais e internacionais de futebol e esportes olímpicos.

Ouvindo...