Em meio a críticas, Grêmio enfrenta Caxias em estreia no Campeonato Gaúcho 2024
Tricolor vem sendo alvo de reclamações pela ausência de um centroavante; equipes gaúchas se enfrentam neste sábado (20), às 16h (de Brasília)

O Grêmio dá o pontapé inicial na temporada 2024, em campo, neste sábado (20). O Tricolor enfrenta o Caxias, às 16h30 (de Brasília), no Centenário, em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, pela primeira rodada do Campeonato Gaúcho.
Atual campeão, o clube de Porto Alegre defende o seu heptacampeonato estadual neste ano. Em 2023, a final foi entre Grêmio e Caxias.
Passado um ano inteiro depois, o Grêmio vive agora um início de temporada bem menos glamouroso do que o passado. Se há 12 meses, o Tricolor vivia grande fase com a contratação e primeiros jogos de Luis Suárez, agora a direção vem sendo alvo de críticas na demora em contratar um substituto para o ex-camisa 9.
A ausência de um titular para o ataque, combinada com o baixo número de reforços de peso no total, tem irritado boa parte dos torcedores, que, além da conquista do Estadual, também sonham com a Copa Libertadores em 2024. Até o momento, o clube oficializou as chegadas de Soteldo, Dodi e Marchesín.
Em campo, o técnico Renato Portaluppi deve escalar apenas Soteldo na titularidade para o primeiro confronto. O venezuelano atuará como ponta-esquerda na equipe, tendo João Pedro Galvão como 9.
Além disso, Renato terá que administrar as baixas de Geromel e Kanneman. O primeiro sofreu uma fratura na mão e ficou de fora da viagem até a Serra Gaúcha em razão da lesão. Já o segundo teve um desgaste em razão dos treinos da pré-temporada. Sem a dupla titular, Rodrigo Ely e Bruno Uvini devem atuar contra o Caxias.
Além de Kannemann e Geromel, o atacante André Henrique, que vive um imbróglio em sua renovação com o clube, também não foi relacionado. Os jovens Rubens e Wesley Costa, da base, reforçam o elenco na serra.
Já o Caxias, que mira a conquista do Gauchão em 2024, tem outras dúvidas na equipe. O alteral Marcelo, o zagueiro Dirceu e o atacante Robinho ainda não estão confirmados no confronto. Caso não atuem, a tendência é de que Matheus Rocha, Alisson e Galvan iniciem o jogo.
Caxias x Grêmio
Caxias
Fabian Volpi; Matheus Rocha, Alisson (Dirceu), Cézar Henrique e Dudu Mandai; Barba, Elyeser e Tomas Bastos; Galvan (Robinho), Vitor Feijão e Álvaro. Técnico: Gerson Gusmão
Grêmio
Grêmio: Caíque (Marchesín); João Pedro, Rodrigo Ely, Gustavo Martins e Reinaldo; Villasanti, Pepê e Cristaldo; Galdino, João Pedro Galvão e Soteldo. Técnico: Renato Portaluppi.
Motivo: 1ª rodada do Campeonato Gaúcho
Data e horário: 20 de janeiro de 2024, às 16h30 (de Brasília)
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul-RS
Árbitro: Rafael Klein (FIFA)
Auxiliares: Tiago Augusto Kappes e André Bitencourt.
Transmissão: RBS TV e Premiere
Gaúcha de Porto Alegre, Mauri Dorneles é formada em Jornalismo pela PUC-RS e trabalha como correspondente do portal Itatiaia Esporte no Sul do Brasil. Também cursou Cinema. Antes da Itatiaia, passou por Correio do Povo, Record RS, Rádio Grenal, RBS TV e Band.



