Carlos Vinicius decide, Grêmio bate Novo Hamburgo e avança à semifinal do Gauchão

Atacante balançou a rede de pênalti e garantiu a classificação tricolor neste sábado (7)

Grêmio recebeu Novo Hamburgo em Porto Alegre

O Grêmio venceu o Novo Hamburgo por 1 a 0, neste sábado (7), em duelo válido pelas quartas de final do Campeonato Gaúcho de 2026. Carlos Vinicius decidiu ao marcar um gol de pênalti no segundo tempo de jogo na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

Com o resultado, o Tricolor avançou à semi do estadual. O adversário será definido nesta segunda-feira (9).

O próximo compromisso do Grêmio será pela Série A do Campeonato Brasileiro — contra o São Paulo, às 21h30 (de Brasília) de quarta-feira (11), no Morumbis.

Assim como todos os eliminados nas quartas, o Novo Hamburgo vai para o Troféu Farroupilha, que dá vaga na próxima Copa do Brasil ao campeão.

Como foi o jogo

O Grêmio pressionou durante todo o primeiro tempo e teve uma grande chance aos 25', com Amuzu. O atacante belga arrematou para a bela defesa do goleiro Omar.

O Novo Hamburgo tentou um arremate de fora da área, nos acréscimos, e Weverton precisou trabalhar. Foi a melhor oportunidade da equipe do Vale Gaúcho nos primeiros 45 minutos.

Ainda deu tempo para Omar espalmar uma finalização à queima-roupa de Edenilson, quase na pequena área.

No segundo tempo, o Noia assustou com um chute de Luam Parede — saiu pela linha de fundo. Logo na sequência, Carlos Vinicius recebeu no um contra um com a zaga adversária. O atacante tentou finalizar e foi bloqueado — com o braço do defensor: pênalti para o Tricolor.

O árbitro foi ao VAR e definiu pela marcação da penalidade. Carlos Vinicius foi para a bola e converteu: 1 a 0 para o Grêmio, aos 10 minutos da etapa complementar.

O jogo ficou controlado pelo Grêmio, apesar do placar teoricamente perigoso — e com algumas chegadas do Novo Hamburgo. Na reta final, Noriega foi expulso e deixou os mandantes com um jogador a menos, mas nada mudou.

No último minuto, Alisson ficou na frente de Weverton, mas foi travado e perdeu uma oportunidade incrível para empatar.

Grêmio 1 x 0 Novo Hamburgo

Escalação do Grêmio

Weverton; Marcos Rocha (Jeferson Forneck), Gustavo Martins, Wagner Leonardo e Caio Paulista (Marlon); Noriega, Edenilson (Dodi) e Willian (Aravena); Roger (Cristaldo), Amuzu e Carlos Vinicius. Técnico: Luís Castro.

Escalação do Novo Hamburgo

Omar; Mantuan, Romércio, João Marcus e Josué; Amaral, Carlos Maia (Vinicius Kiss), Marcos Vinicius (João Victor) e Rone (Henrique Ávila); Alisson e Luam Parede (Batista). Técnico. Rogério Zimmermann.

Motivo: quartas de final do Campeonato Gaúcho
Data e horário: sábado, 07 de fevereiro de 2026, às 18h30 (de Brasília);
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (RS) e Estefani Adriati Estrela da Rosa (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)

Gol: Carlos Vinicius (Grêmio)
Cartões amarelos: Edenilson, Marcos Rocha, Caio Paulista (Grêmio); Romércio, Rone, João Marcus, Henrique Ávila, Pablo, Vinicius Kiss, Alisson (Novo Hamburgo)
Cartão vermelho: Noriega (Grêmio)
Público: 17.517 torcedores
Renda: R$ 892.984,98

Leia também

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduado em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.

Ouvindo...