Itatiaia

Campeonato Cearense define datas e formato para 2025; veja detalhes

Regulamento de 2024 foi mantido, com dez participantes e 11 datas; competição terá início em 18 de janeiro

Por
Reunião da FCF em hotel de Fortaleza define detalhes do Campeonato Cearense de 2025 • Lucas Emanuel/FCF

O Campeonato Cearense de 2025 começará em 18 de janeiro e terá a finalíssima em 22 de março. Serão 11 datas, mas os dois times que ficarem em primeiro nos grupos, após cinco rodadas, jogarão nove vezes.

O calendário foi definido em reunião entre a cúpula da Federação Cearense de Futebol (FCF) e os dez clubes participantes nesta quinta-feira (14), em um hotel de Fortaleza.

O regulamento de 2024 foi mantido, com pequenas alterações: a criação de um jogo para a disputa do 3º lugar, entre os perdedores da semifinal, e o quadrangular que definirá os dois rebaixados será feito em três rodadas, não mais em seis (ida e volta).

Os dez clubes participantes do Cearense-2025 são:

  • Fortaleza
  • Ceará
  • Ferroviário
  • Floresta
  • Iguatu
  • Maracanã
  • Barbalha
  • Horizonte
  • Cariri
  • Tirol

Os times serão divididos em dois grupos de cinco, com Fortaleza e Ceará como cabeças de chave, caindo, portanto, em chaves diferentes. O sorteio não tem data para acontecer.

As equipes do Grupo A enfrentam as do B, em cinco rodadas, o que garante um Ceará x Fortaleza, o Clássico-Rei, ainda na primeira fase. Os vencedores de cada grupo avançam direto à semifinal, enquanto os segundos e terceiros colocados jogam as quartas de final, com ida e volta. A semifinal e a final também serão em duas partidas.

Os quarto e quinto colocados jogam o quadrangular da repescagem, em turno único, para definir os dois rebaixados à Série B cearense em 2026.

A CBF antecipou em seu calendário o início dos Estaduais em 2025 para 12 de janeiro, para conseguir começar antes a Série A do Brasileiro, que vai ter que parar entre junho e julho, por quatro semanas, por causa do Super Mundial de Clubes. O torneio da Fifa terá quatro times do Brasil. Palmeiras, Flamengo e Fluminense já estão classificados, e Atlético ou Botafogo, quem ganhar a Libertadores-2024, também jogará.

Por

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.