O primeiro tempo de América e Cuiabá, nesta quarta-feira (23), foi marcado por um pênalti polêmico. O árbitro Yuri Elino Ferreira da Cruz (RJ) foi “induzido” pelo VAR e assinalou falta duvidosa à favor do Dourado na Arena Pantanal, em jogo pela Série B. O lance gerou revolta de Edu Panzi, comentarista da Itatiaia.
A jogada aconteceu aos 44 minutos do primeiro tempo. O zagueiro Bruno Alves, do Cuiabá, se enroscou dentro da área com Mariano, do América. No campo, o árbitro Yuri Elino Ferreira da Cruz (RJ) não marcou o pênalti. Porém, ele foi chamado pelo VAR para consultar o lance no vídeo.
A grande revolta de Edu Panzi foi que, no momento da revisão, o VAR, comandado por Rodrigo Guarizo do Amaral (SP), não mostrou a câmera que deixa claro o puxão em Mariano. Para o comentarista, as escolhas induziram o juiz a assinalar o pênalti.
“Se eles mostrarem para o árbitro só a imagem das duas câmeras e não a de trás, em que a camisa do Mariano também é puxada, eles estarão de sacanagem com o América. Tem uma imagem da câmera de trás, como se fosse a visão do goleiro do Cuiabá, que a camisa do Mariano também é puxada. E a imagem não foi mostrada”, avaliou Panzi.
“Olha a sacanagem pintando. Cadê a imagem de trás? Não são essas. Tem outra imagem. O Rodrigo Guarizo (VAR) não pode fazer isso. Ele tem que mostrar a imagem que foi mostrada para a gente. Os dois jogadores puxam a camisa, aí você vai escolher um? Não existe. Estão sacaneando o América”, completou.
Sem a imagem de trás, o juiz marcou o pênalti, o que revoltou Edu Panzi. Para ele, o América foi prejudicado pela arbitragem na Arena Pantanal. Na cobrança, o centroavante Alisson Safira estufou as redes e empatou o jogo. No momento da marcação, o Coelho vencia por 1 a 0 em Cuiabá.
“Tem uma câmera, que é a de trás, que fica claro o puxão na camisa do Mariano também. Numa boa, é para desanimar. Agora (depois do lance), eles mostram. Alá, olha a camisa do Mariano sendo puxada também. O VAR sacaneou o América e o árbitro de campo. O árbitro de campo foi vendido pelo VAR. É bizarro. Desanimador”, se revoltou Panzi.