Com gol solitário e fundamental de Willian Dubgod, o América venceu a Chapecoense por 1 a 0, na noite desta segunda-feira (10), na Arena Condá, pela 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o Coelho encaminha, apesar de não garantir matematicamente, a permanência na Série B do Campeonato Brasileiro. Alberto Valentim e seus comandados chegam aos 45 pontos, com dois jogos restantes para o fim da competição.
Já a Chape estaciona nos 58 pontos. O Verdão do Oeste, atualmente, ocupa a quarta colocação na tabela de classificação, com a mesma pontuação do quinto colocado Criciúma, mas com vantagem no número de vitórias.
Durante o primeiro tempo o que se viu, pelo menos nos minutos iniciais, foi o América bem postado e que trocava passes com qualidade, apesar da menor posse de bola em relação ao adversário. Nesse cenário, o Coelho criou oportunidades com Felipe Amaral, Thauan Willians e Willian Dubgod, mas as desperdiçou.
Pode-se dizer que o América foi melhor até o técnico Alberto Valentim ser forçado a fazer uma substituição. Com dores no tornozelo esquerdo, Júlio César deu lugar a Rafa Barcelos.
A partir daí, por coincidência ou não, a Chape equilibrou as forças ofensivas e terminou a primeira etapa melhor, apesar do placar zerado. A título de exemplo, no último lance da primeira etapa, o zagueiro Victor Barcelos cabeceou e exigiu que o goleiro Gustavo fizesse uma grande defesa. A bola ainda esbarrou no travessão antes de sair. 0 a 0 ao fim da primeira metade de jogo.
Na volta do intervalo, o que era tônica na primeira etapa virou resultado na segunda. O América começou o segundo tempo melhor e fez o gol, com Willian Dubgod. O centroavante abriu o placar após belo cruzamento de Paulinho Ibelli pela esquerda, para além de contar com uma “lambança” de Bruno Leonardo e Rafael Santos. Foi o décimo de Dubgod na Série B.
Praticamente no lance seguinte, a Chapecoense perdeu uma oportunidade clara de empatar após Carvalheira acertar o travessão. O América, pelo menos nesse lance, contou com a sorte.
Já na reta final, Gilmar Dal Pozzo fez substituições e lançou o time da Chapecoense à frente. Apesar da pressão, a equipe catarinense finalizava mal e, por esse motivo, não conseguiu empatar. No fim, 1 a 0 dramático, mas favorável ao América.
Próximos compromissos
Pela 37ª e penúltima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, a Chapecoense visita o Volta Redonda, no sábado (15), às 16h30 (de Brasília), no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, Rio de Janeiro.
Já o América, por sua vez, volta a campo no dia seguinte, domingo (16), também às 16h30 (de Brasília), quando recebe o Cuiabá, na Arena Independência, em Belo Horizonte.
Chapecoense 0 x 1 América
Escalação da Chapecoense
Rafael Santos; Victor Caetano, Bruno Leonardo (Mailson), Eduardo Doma e Everton (Perotti); Walter Clar, Jímenez (Pedro Martins) e Carvalheira; Márcio Jr. (Thomáz), Marcinho (Ítalo) e Neto Pessoa. Técnico: Gilmar Dal Pozzo.
Escalação do América
Gustavo; Júlio César (Rafa Barcelos), Ricardo Silva, Emerson Santos, Lucão e Paulinho Ibelli; Felipe Amaral (Jhosefer), Kauã Diniz e Yago Souza (Miqueias); Thauan Willians (David da Hora) e Willian Dubgod (Rafa Silva). Técnico: Alberto Valentim.
- Gols marcados: Willian Dubgod, aos 6'/2ºT, para o América
- Cartões amarelos: Júlio César (AME), Lucão (AME), Gustavo (AME), Rafa Barcelos (AME), Felipe Amaral (AME), Neto Pessoa (CHA) e Thomáz (CHA)
- Motivo: 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro;
- Data e horário: segunda-feira, 10 de novembro de 2025, às 19h (de Brasília);
- Local: Arena Condá, em Chapecó, Santa Catarina;
- Árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos (BA);
- Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Daniella Coutinho Pinto (BA);
- Árbitro de vídeo - VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)