Ouvindo...

América sofre com Léo Gamalho decisivo e perde para o Botafogo-SP na Série B

Estreante da noite marca duas vezes, Willian perde outro pênalti e Coelho pode voltar ao Z4

Léo Gamalho, do Botafogo-SP, em partida contra o América, na Série B do Campeonato Brasileiro

O América perdeu para o Botafogo-SP por 2 a 1, fora de casa, na noite deste sábado (2) em jogo válido pela 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A partida foi disputada no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto-SP. Miguelito marcou para o time mineiro, enquanto Léo Gamalho, estreante pelo lado ribeirense, anotou os dois gols do Bota.

O resultado deixa o Coelho na 16ª posição na tabela, com 21 pontos, o primeiro time fora da zona de rebaixamento até aqui. O Volta Redonda, 17º tem a mesma pontuação e pode ultrapassar o Mequinha caso vença na rodada. Paysandu e Amazonas, outros times dentro do Z4, também tme chances de superar o time mineiro.

O Pantera, por sua vez, deixa a lanterna da competição e chega aos 20 pontos. O time de Ribeirão Preto ganha duas posições e chega ao 18º lugar na Série B, ultrapassando justamente Paysandu e Amazonas.

Primeiro tempo equilibrado

Jogando em casa, o Botafogo começou melhor a partida frente ao time americano, dominando as ações ofensivas e sem espaço para o América jogar, que só conseguiu finalizar em bolas paradas.

O bom início, assim, resultou no gol que abriu o placar no Estádio Santa Cruz. Jonathan Cafu avançou pela direita e cruzou na cabeça do centroavante Léo Gamalho. Especialista no jogo aéreo, ele mandou no canto de Dalberson, que até espalmou, mas não conseguiu evitar que a bola entrasse. O lance, inclusive, foi checado pelo VAR para confirmar que a bola ultrapassou a linha.

Após o 1 a 0, o Coelho enfim começou a se soltar, subiu as linhas e foi atrás do empate ainda na etapa inicial. Primeiro, Stênio, Elizari e Willian deram sustos na zaga do Botafogo, mas foi Miguelito quem igualou o placar. Após cruzamento de Bigode, Elizari ficou com a sobra e ajeitou para o venezuelano bater bonito de perna esquerda, sem chances para Victor Souza.

Pênaltis para os dois lados na etapa final: melhor para os paulistas

Assim como na etapa inicial, os primeiros minutos do segundo tempo também foram melhores para o Botafogo. Antes dos 10 minutos, Jean Victor isolou boa chance de gol para os mandantes, enquanto Dalberson precisou defender a cabeçada de Jonathan Cafu.

Porém, em uma das primeiras chegadas do América, Willian Bigode foi derrubado por Cafu na área, pênalti assinalado após (longa) revisão no VAR. O camisa 9, porém, desperdiçou a cobrança — o segundo consecutivo pela equipe.

Quem não perdeu uma penalidade máxima foi Léo Gamalho. No lance seguinte, o árbitro marcou pênalti após toque na mão de Lucão. O segundo maior goleador da história da Série B não desperdiçou. Ele deslocou Dalberson para colocar o Botafogo na frente de novo.

O Coelho se lançou de volta ao ataque em busca de mais um empate, mas parou no bloqueio paulista. As melhores chances foram com Elizari e Figueiredo, ambas defendidas por Jeferson.

Próximas partidas de América e Botafogo-SP

Derrotado pelo Botafogo, o América terá agora sete dias de descanso até entrar em campo novamente pela Série B. O Coelho enfrenta o Remo, na Arena Independência, em Belo Horizonte, no próximo sábado (9), às 16h, pela 21ª rodada. No dia 15 o adversário será o Amazonas, fora de casa.

O Pantera, por sua vez, tem dois jogos pela Copa Paulista pela frente. Na quinta-feira (6), às 19h, o Botafogo encara o Comercial, também no Estádio Santa Cruz. No sábado (9), a equipe visita a Itapirense, às 16h.

Leia também

Botafogo-SP x América

Botafogo-SP

Jeferson, Ericson, Carlos Eduardo e Jean Victor; Wesley Dias, Alejo Dramisino e Leandro Maciel; Jonathan Cafu, Léo Gamalho e Jeferson Nem. Técnico: Allan Aal

América

Dalberson; Mariano, Ricardo Silva, Lucão e Paulinho; Elizari, Kauã Diniz e Miguelito; Figueiredo, Willian Dubgod e Stênio. Técnico: Enderson Moreira

Gols: Léo Gamalho, aos 20 do primeiro tempo e aos 25 do segundo tempo, para o Botafogo; Miguelito, aos 35 do primeiro tempo, para o América.

Cartões amarelos: Ericson e Wesley (BOT); Willian e Elizari (AME)

Motivo: 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro

Data: 2 de agosto de 2025 (sábado)

Local: Estádio Santa Cruz, Ribeirão Preto-SP

Horário: 18h30 (de Brasília)

Renda: R$ 9.360,00

Público: 1.360

Arbitragem: Fábio Augusto Santos Sá Júnior (SE)

Assistentes: Daniel Vidal Pimentel (SE) e Rodrigo Guimarães Pereira (SE)

VAR: Douglas Schwengber da Silva (RS)

Mineiro de Barão de Cocais e jornalista graduado na Fumec. Passagens pela Rádio FUMEC e pelos portais FutebolNews, TechTudo e brasileirao.com.br. Apaixonado pelo bom futebol, por jogadas ensaiadas e grande defensor do “feijão com arroz”.