O América perdeu o ‘clássico mineiro’ para o Athletic nesta segunda-feira (7), por 1 a 0, e desperdiçou a chance de colar no G4 da Série B do Campeonato Brasileiro. O time de São João del-Rei balançou as redes do Independência, em Belo Horizonte, com o zagueiro Sidimar. O duelo foi válido pela 15ª rodada.
Com o resultado, o América desperdiçou a chance de ficar a um ponto de distância do G4 e dormir na sexta colocação. A derrota estagnou o alviverde no 12º lugar, com 20 pontos. Já o Athletic saltou três posições e ficou próximo de deixar o Z4. O time de São João del-Rei parou na 17ª colocação, com 15 pontos, um a menos que o Criciúma, 16º.
Próximos confrontos
Agora, o América terá pela frente o Novorizontino, que está no G4 da Série B. A bola rola para as equipes às 16h (de Brasília) do próximo sábado (12), no Jorjão, em Novo Horizonte-SP, pela 16ª rodada. Já o Athletic recebe o Avaí na próxima segunda-feira (14), às 19h (de Brasília), no Estádio de Futebol Joaquim Portugal, em São João del-Rei.
Um ‘clássico’ inédito
Apesar de serem rivais regionais, o confronto entre América e Athletic contou com um ar de novidade. Isso porque foi a primeira vez em que os times se enfrentaram em um jogo válido por uma competição nacional. Anteriormente, as equipes estiveram frente a frente em três oportunidades, todas pelo Campeonato Mineiro.
O jogo
Escalações
O América teve uma baixa de última hora para o duelo mineiro. O atacante Willian Dubgod, que era dúvida, virou desfalque certo por conta de lesão no joelho direito. Já do lado do Athletic, o destaque ficou para o retorno de Sidimar, que retornou após cumprir suspensão e fez a diferença no Independência.
Primeiro tempo
O América até começou com a posse da bola, com mais volume no campo de ataque, mas foi o Athletic que abriu o placar no Independência. Aos 16 minutos do primeiro tempo, o meio-campista Sandry cobrou escanteio pelo lado esquerdo e encontrou a cabeça do zagueiro Sidimar, que testou para o fundo das redes: 1 a 0.
Com o resultado adverso, o América teve ainda mais a posse da bola, mas sofreu com os contra-ataques do Athletic. Aos 41 minutos, o ponta Torrão avançou pela direita e cruzou para o meia-atacante David Braga, que finalizou de primeira, na trave. A torcida alviverde presente no Independência reagiu mal ao lance e pediu ‘raça’ do time.
Segundo tempo
Com a desvantagem no placar, o América se impôs ainda mais e chegou a finalizar em duas oportunidades logo no início, com o atacante Figueiredo e o lateral Paulinho, mas ambas foram para fora. Aos 20 minutos, o meia Miguelito até cobrou falta perigosa, mas ninguém chegou para desviar, e o goleiro fez a defesa.
Enquanto o América tinha dificuldades para levar real perigo ao adversário, o Athletic testava Matheus Mendes. Aos 25 minutos, Matheus Guilherme recebeu passe em profundidade e finalizou forte, obrigando o goleiro a fazer grande defesa. Depois, aos 27 minutos, Max testou o americano, que novamente impediu o gol. Na reta final, o goleiro americano fez outras boas defesas para evitar o segundo dos visitantes.
Ficha do jogo
América 0 x 1 Athletic
América
Matheus Mendes; Mariano, Ricardo Silva, Lucão e Paulinho Ibelli (Arthur Sousa), Miquéias (Yago Santos), Cauan Barros e Breno Teixeira (Elizari); Miguelito (Yago Souza), Figueiredo e Stênio (Jhonnatan da Silva). Técnico: Enderson Moreira.
Athletic
Adriel; Douglas Silva, Marcelo Ajul, Sidimar e Rodrigo Gelado (Yuri); Sandry, Fabrício Isidoro e David Braga; Welinton Torrão (Matheus Guilherme), Max e Ronaldo Tavares (Neto Costa). Técnico: Rui Duarte.
Gols
Sidimar (16min do 1T), para o Athletic.
Cartões amarelos
Miqueias (6min do 2T) e Yago Santos (30min do 2T), para o América; e Yuri (39min do 2T), para o Athletic.
- Motivo: 15ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro;
- Data e horário: segunda-feira, 7 de julho de 2025, às 21h (de Brasília);
- Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte;
- Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS);
- Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Mauricio Coelho Silva Penna (RS);
- VAR: Braulio da Silva Machado (SP);