Sem maiores pretensões na 38ª e última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o América foi batido por 1 a 0 pelo Athletico-PR na Arena da Baixada, em Curitiba, neste domingo (23). Com o resultado, o Furacão, que ainda sonhava com o título, terminou na segunda posição e voltou à elite nacional como vice-campeão da Segunda Divisão.
O Athletico-PR, que venceu o Coelho com gol do meio-campista João Cruz, terminou a Série B com 65 pontos. O Coritiba, arquirrival do Furacão, foi o campeão da Série B, com 68 pontos. Chapecoense e Remo também garantiram o acesso à Série A de 2026, com 62 pontos.
Com o resultado, a torcida do Furacão fez festa na Arena da Baixada com o retorno após a queda em 2024. Já o América terminou a Série B como 13º colocado, com 46 pontos.
Agora, tanto Furacão quanto o Coelho voltarão as atenções para a temporada 2026. O América, a princípio, disputará Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Série B, enquanto o Athletico-PR terá pela frente o Paranaense, Copa do Brasil e Brasileirão.
Athletico-PR 1 x 0 América
Athletico-PR
Santos; Juan Aguirre, Carlos Terán e Arthur Dias; Mendoza, Felipinho (Patrick), Bruno Zapelli (Velasco), João Cruz (Dudu) e Léo Derik; Julimar (Luiz Fernando) e Kevin Viveros (Renan Peixoto).
América
Gustavo; Júlio (Samuel Alves), Emerson Santos (Rafa Silva), Lucão, Ricardo Silva e Paulinho; Felipe Amaral, Kauã Diniz, Thauan Willians (David da Hora) e Yago Santos (Gui Pato); Willian (Jhosefer).
Data e horário: domingo, 23 de novembro, às 16h30 (de Brasília)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba-PR
Público: 42.091
Gol: João Cruz 40' do 1ºT (Athletico-PR);
Cartões amarelos: João Cruz (Athletico-PR); Thauan Willians, Emerson, Willian e Gustavo (América)
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
VAR: José Ricardo Vasconcellos Laranjeira (AL)