São Paulo x Bahia: Ceni volta ao Morumbis em alta e de olho na liderança do Brasileirão
Ídolo, técnico volta a sua casa na cola do Flamengo e tenta frear reação do Tricolor Paulista, que encerrou jejum na última rodada

A imagem de Rogério Ceni estará sempre atrelada ao São Paulo. Mas, neste domingo (30), a partir das 16h (de Brasília), o ídolo do Tricolor Paulista volta ao Morumbis com aspirações que se colocam a frente do clube de coração. De olho na liderança isolada da Série A do Campeonato Brasileiro, o eterno camisa 1 comanda o Bahia na perseguição ao Flamengo.
Ceni retorna ao seu palco de glórias como segundo colocado da competição, com 24 pontos. O time só está atrás do Flamengo pelo saldo de gols (9 x 7). O Tricolor de Aço tem apenas uma derrota no Brasileirão. Ainda assim, o treinador projeta um duelo parelho na volta ao estádio depois de um ano e dois meses.
"Eu vejo o São Paulo como um dos candidatos a estar entre os quatro primeiros colocados, até a título. É um time fortíssimo. Quando joga em casa, pressão de torcida, 40, 50 mil pessoas no Morumbi, é difícil de enfrentar", declarou Rogério Ceni, que esteve no Morumbis pela última quando era treinador do Tricolor Paulista, em 19 de abril de 2023, e ainda não venceu o clube em que passou toda a carreira profissional como jogador.
O agora treinador do Bahia reencontrará um São Paulo que tenta reagir novamente na temporada. Os mandantes do duelo atravessaram uma sequência quatro partidas sem vitória, mas venceram o Criciúma, na última quinta-feira (27), por 2 a 1. O time ainda passa por uma fase de ajustes e sabe que terá um obstáculo de peso para se reafirmar na competição.
''Entendemos que o Bahia é uma equipe que tem um modelo de jogo, por toda a estrutura, importante. Os resultados que estão obtendo têm a ver com o trabalho do Rogério (Ceni) e com a qualidade de jogadores. Será uma linda partida e um teste para a gente'', destacou Zubeldía, que não comanda a equipe na área técnica por estar suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
O São Paulo entra na 13ª rodada da Série A de olho no G6 do Brasileirão. A equipe abre o fim de semana na sétima posição, com 18 pontos somados.
Escalação do São Paulo
Além de Luis Zubeldía, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e será substituído pelo auxiliar Maxi Cuberas, o São Paulo aguarda a recuperação de Rodrigo Nestor para a partida. O atleta esteve ausente no último duelo por conta de dores na coxa esquerda. Ele foi submetido a um exame, mas não teve lesão constatada e deve estar à disposição, após treinar normalmente.
De qualquer maneira, o substituto Ferreira aproveitou a chance diante do Criciúma, na última quinta-feira (27), e tem boas chances de seguir como titular da equipe em mais um jogo no Morumbis. Desse modo, é possível que o Tricolor repita a escalação para o duelo com o Bahia, caso não tenha novas baixas de última hora por lesão ou desgaste físico.
Os demais desfalques da equipe são:
- o goleiro Rafael (Brasil), o zagueiro Ferraresi (Venezuela), o volante Bobadilla (Paraguai) e o meia James Rodríguez (Colômbia) estão na Copa América;
- o volante Pablo Maia está em recuperação de cirurgia na coxa esquerda;
- o lateral-direito Rafinha aprimora a forma física após fratura na fíbula esquerda e já treina com o elenco;
- o lateral-direito Moreira tem dores musculares na coxa direita;
Escalação do Bahia
Do lado do Bahia, o técnico Rogério Ceni segue despreocupado com desfalques. Sem ter tomado cartões amarelos nos últimos dois jogos do Brasileiro, o Esquadrão não tem atletas suspensos.
Dentro do departamento médico, encontra-se apenas o volante Nicolás Acevedo, que não atua há mais de seis meses por causa de uma lesão no joelho.
O lateral-direito Santiago Arias, convocado pela Seleção da Colômbia para a disputa da Copa América, também não fica à disposição. Gilberto deve seguir como titular na posição.
São Paulo x Bahia
São Paulo
Jandrei; Igor Vinícius, Arboleda, Alan Franco e Welington; Luiz Gustavo e Alisson; Lucas, Luciano e Ferreira (Rodrigo Nestor); Calleri. Técnico: Luis Zubeldía
Bahia
Marcos Felipe; Gilberto, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly; Thaciano e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni.
Motivo: 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 30 de junho de 2024, às 20h (de Brasília)
Local: Estádio do Morumbis, em São Paulo (SP)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Renan Aguiar da Costa (CE) e José Moracy de Sousa e Silva (CE)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Nunes de Sá-FIFA (RJ)
Transmissão
Globo e Premiere
Brenno Costa é jornalista multimídia formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em comunicação e marketing pela Estácio. Atualmente, é correspondente da Itatiaia em São Paulo. Antes, trabalhou na Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco/Superesportes e no Globo Esporte.
Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.




