A CBF divulgou, nesta quinta-feira (4), os áudios de campo e da cabine do VAR nas análises de cada um dos lances. A arbitragem de campo foi comandada por Rafael Rodrigo Klein, com Daniel Nobre Bins no comando do árbitro de vídeo.
Expulsão de Piquerez
Aos 45 minutos do primeiro tempo, Piquerez recebeu cartão amarelo após entrada em Saravia. Logo depois, o lance foi revisado com auxílio do VAR. No áudio, Bins apontou que o lateral palmeirense não tocou na bola e acertou o adversário com força na região da panturrilha.
Durante a checagem, o diálogo mostrou divergência inicial de interpretação. Klein afirmou que o jogador “recolhe a perna”, mas o VAR destacou o contato com as travas.
“Ele não atinge a bola e com a outra perna atinge a panturrilha dele. Recomendo revisão para possível cartão vermelho. O jogador se lança na bola e atinge com as travas da chuteira a panturrilha e o joelho do adversário”, diz o VAR.
Após revisão, Klein concordou com a visão do árbitro de vídeo e mudou a cor do cartão. “Ele vem com a perna por cima, um contato com as travas da chuteira no joelho do jogador do Atlético, vou voltar com o cartão vermelho”, disse. Piquerez então foi expulso.
Na sequência, Murilo, zagueiro do Palmeiras, contestou a decisão ao árbitro: “Isso aqui é brincadeira, ele fez assim (gesticulando que recolheu a perna) ainda.”
Gol anulado de Rony
No segundo tempo, o Atlético chegou a balançar a rede com Rony, mas o lance foi revisado e anulado por toque no braço do atacante. O áudio revela que a equipe de vídeo identificou contato no antebraço do jogador após a defesa do goleiro, configurando infração com imediatez no gol.
“O goleiro jogou, bateu nele e voltou, contato foi depois. Há a possibilidade de mão de imediatez aqui”, informou Klein logo após o gol. O VAR logo entrou em ação: “Depois que o goleiro defende, a bola pega no antebraço do Rony antes de entrar no gol, factual, imediatez com mão”, afirmou a cabine. Com a análise, Klein confirmou a irregularidade e anulou o gol alvinegro.
O clube mineiro volta a campo no domingo (7), contra o Vasco, novamente na Arena MRV. O Palmeiras enfrenta o Ceará, no Castelão, no mesmo horário.