Fortaleza e Santos fazem duelo de desesperados pelo Brasileiro
Equipes passam por momento de instabilidade e brigam contra o Z4 na liga nacional

Fortaleza e Santos se enfrentam nesta quinta-feira (12), às 19h30 (de Brasília), na Arena Castelão, em Fortaleza, pela 12ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O confronto marca o encontro de duas equipes que lutam para sair da zona de rebaixamento.
O Leão do Pici, comandado por Juan Pablo Vojvoda, vem de três derrotas consecutivas somando todas as competições, além de ter sido eliminado pelo Retrô na terceira fase da Copa do Brasil.
Considerando apenas o Brasileirão, a última vitória do Fortaleza foi há cerca de um mês, quando goleou o Juventude por 5 a 0, na Arena Castelão. O time ocupa atualmente a 17ª posição, com 10 pontos conquistados.
O Santos, por sua vez, também caiu na terceira fase da Copa do Brasil, ao ser eliminado pelo CRB. Pelo Campeonato Brasileiro, venceu o Vitória por 1 a 0 fora de casa, mas na sequência foi derrotado pelo Botafogo, em plena Vila Belmiro, frustrando novamente seus torcedores.
O Peixe está na 18ª colocação do campeonato, com oito pontos — dois a menos que o Fortaleza.
Como chega o Fortaleza
A principal novidade do time cearense para o confronto é o meia Matheus Pereira, única contratação do clube na janela de transferências especial para participantes do Mundial de Clubes. O volante Pedro Augusto está à disposição após cumprir suspensão na última rodada.
Por outro lado, Vojvoda segue sem poder contar com o volante Lucas Sasha, que se recupera de uma fratura no braço, e com o atacante Moisés, que sofreu uma lesão no músculo posterior da coxa. O meia Rossetto, com estiramento na panturrilha, não teve sua situação atualizada pelo clube.
Como chega o Santos
Como já era esperado, o Santos não contará com Neymar, suspenso após a expulsão na derrota por 1 a 0 para o Botafogo, no último dia 1º (domingo).
Além do camisa 10, o Peixe terá os desfalques do zagueiro Gil (com dores no quadril) e o goleiro João Paulo (afastado após o falecimento da avó).
Por outro lado, o lateral-direito JP Chermont, o atacante Deivid Washington e o volante Tomás Rincón, que atuaram durante a Data Fifa, foram relacionados normalmente. Os dois primeiros estavam com a Seleção Brasileira sub-20, enquanto Rincón defendeu a Venezuela nas Eliminatórias da Copa do Mundo.
O meio-campista Thaciano também está de volta à lista de relacionados e deve ser opção no banco de reservas. Ele ficou fora da última partida, contra o Botafogo, por decisão técnica do treinador interino Cléber Xavier.
Fortaleza x Santos
Provável escalação do Fortaleza
João Ricardo; Mancuso, Kuscevic (Brítez), Gustavo Mancha e Bruno Pacheco; Emmanuel Martínez (Zé Welison), Matheus Pereira e Pochettino; Marinho, Breno Lopes e Lucero - Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Provável escalação do Santos
Transmissão: Cazé TV, Premiere, Record e Tempo Real da Itatiaia Esporte
Iúri Medeiros é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Passou pela Gazeta Esportiva, onde estagiou e posteriormente cobriu o dia a dia do Corinthians. Além do noticiário do Timão, participou da cobertura de jogos de Palmeiras, Santos e São Paulo, além de eventos na capital paulista, como a São Silvestre. Na Itatiaia, acompanha Corinthians e Santos.
Lincoln Oriaj é correspondente da Itatiaia em Salvador e cobre o futebol do Nordeste. Antes da Itatiaia, fez a ASCOM do Botafogo/BA e colaborou em TVE, ge.globo e Jornal A TARDE.




