Cruzeiro vacila no fim e empata com Botafogo pelo Brasileirão

Equipe celeste abriu vantagem no placar, mas cedeu empate ao Glorioso na noite desta quinta-feira (4), no último jogo em casa no Brasileirão de 2025

Cruzeiro e Botafogo se enfrentaram pela série A do Campeonato Brasileiro

O Cruzeiro chegou a abrir 2 a 0 no placar, mas não venceu o Botafogo nesta quinta-feira (4), no Mineirão. Em jogo movimentado e de reviravoltas pela 37ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, as equipes empataram por 2 a 2. Os gols celestes foram de Christian e Matheus Pereira, enquanto Marçal e Alex Telles fizeram para os visitantes.

Com o resultado, a Raposa agora tem 70 pontos e se garantiu como terceiro colocado da competição nacional. O time não pode mais ser ultrapassado pelo Mirassol, quarto, e não pode mais superar o vice-líder Palmeiras.

O Glorioso, por sua vez, continua em sétimo, com 60 pontos. A equipe carioca entrará na última rodada com chances de alcançar a quinta posição e garantir vaga na fase de grupos da Copa Libertadores de 2026.

As equipes voltam a campo no próximo domingo (7), às 16h (de Brasília), em jogos da 38ª rodada do Brasileirão. O Cruzeiro visitará o Santos na Vila Belmiro, enquanto o Botafogo receberá o Fortaleza no Estádio Nilton Santos.

Poupar? Que nada!

Mesmo já de olho na Copa do Brasil, Leonardo Jardim escalou o Cruzeiro praticamente com força máxima para o jogo, o que não deve acontecer diante do Santos, no domingo (7). A única preservação entre os titulares foi Arroyo, que começou no banco de reservas e deu lugar a Luis Sinisterra.

O jogo

O primeiro tempo começou com muito volume pelo lado azul. O time de Leonardo Jardim abriu o placar com Christian e até teve oportunidades para ampliar a vantagem. Após os 30 minutos, porém, o Glorioso cresceu e, principalmente pelo lado direito de ataque, levou perigo aos donos da casa.

No segundo tempo, o Cruzeiro fez mais um gol logo cedo, mas quem cresceu de produção foi o Botafogo. A equipe carioca foi para cima e emplacou forte pressão. Diante deste cenário, a Raposa passou a apostar ainda mais em contra-ataques.

Christian abre o placar

Coube ao “motorzinho” abrir o placar para o Cruzeiro! Sempre bem posicionado, Christan aproveitou passe de Sinisterra e, na pequena área, fez o primeiro gol da noite, aos 15 minutos da etapa inicial.

Matheus Pereira amplia a vantagem

Logo no início do segundo tempo, mais um do Cruzeiro. Aos cinco minutos, Matheus Pereira aproveitou rebote de Raul e mandou para as redes. 2 a 0!

Botafogo diminui

Sem desanimar, o Botafogo diminuiu logo depois, aos 13. Após vacilo de Matheus Pereira na entrada da área, David Ricardo mandou para a área e, de cabeça, Marçal completou. 2 a 1!

Brilho de Cássio

O goleiro Cássio salvou o Cruzeiro em diferentes ocasiões em meio à forte pressão do Botafogo. O arqueiro fez defesas complicadas e se consolidou como um dos destaques do jogo.

Pênalti pro Botafogo, e Alex Telles deixa tudo igual

Já nos acréscimos, a chance do empate para o Botafogo. Após análise no VAR, Anderson Daronco marcou falta de Kaiki em Marçal dentro da área.

Exímio cobrador, Alex Telles venceu o duelo pessoal com Cássio e deixou tudo igual. 2 a 2!

David Ricardo expulso

No apagar das luzes, David Ricardo recebeu cartão vermelho, também após análise do VAR. O zagueiro acertou o rosto de Matheus Henrique com o pé após chute.

Cruzeiro 2 x 2 Botafogo

Cruzeiro

Cássio, William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva (Walace), Christian e Matheus Pereira; Sinisterra (Arroyo) e Kaio Jorge (Eduardo). Técnico: Leonardo Jardim.

Botafogo

Raul; Vitinho (Cauã), David Ricardo, Marçal e Alex Telles; Allan (Newton), Marlos Freitas, Cuiabano (Montoro); Barrera, Artur e Arthur Cabral. Técnico: David Ancelotti.

Motivo: 37ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 4 de dezembro, às 19h30 (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte

Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Luanderson Lima dos Santos (BA) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Diego Pombo López (BA)

Gols: Matheus Pereira e Christian (Cruzeiro); Alex Telles e Marçal (Botafogo)
Cartões amarelos: Cássio e Lucas Silva (Cruzeiro); Allan e Barrera (Botafogo)
Cartão vermelho: David Ricardo (Botafogo)

Público: 34.649
Renda: R$ 1.038.832,50

Leia também

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.

Ouvindo...