Ouvindo...

Cruzeiro libera Marlon para jogo contra o Grêmio; entenda motivos

Lateral-esquerdo poderá enfrentar a Raposa após acerto entre Pedro Lourenço e mecenas gremista Celso Rigo

Marlon, lateral-esquerdo do Grêmio

O Grêmio contará com um reforço especial no duelo contra o Cruzeiro, na próxima quarta-feira (5), às 20h (de Brasília), em Porto Alegre, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O lateral-esquerdo Marlon, emprestado pela Raposa, recebeu liberação para atuar diante do clube que detém seus direitos econômicos.

A autorização foi concedida após um acordo entre Pedro Lourenço, acionista majoritário da SAF do Cruzeiro, e Celso Rigo, empresário e parceiro do Grêmio, conhecido por sua atuação à frente da Pirahy Alimentos, empresa responsável pela marca de arroz ‘Prato Fino’. A informação inicial é do portal Central da Toca, confirmada pela Itatiaia.

Ainda conforme a reportagem, o dirigente gremista entrou em contato direto com Pedrinho para viabilizar a liberação, prontamente aceita pela equipe mineira, muito por conta da boa relação entre Pedrinho e Celso, e também entre as diretorias.

Marlon já atingiu meta para compra

Com a autorização para jogar, não haverá multa ao Grêmio pela escalação do atleta. No entanto, o clube gaúcho terá de efetivar a compra dos direitos econômicos de Marlon ao término da temporada. O valor foi previamente fixado em 3,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 21,9 milhões), conforme cláusula de metas estabelecida no contrato de empréstimo.

O Tricolor vai começar a pagar a Raposa em 2026. Foram combinadas 11 parcelas de aproximadamente 318 mil euros por mês (cerca de R$ 1,9 milhão) entre as partes.

Marlon já tem acertado um novo contrato com o Grêmio a partir da próxima temporada. O lateral-esquerdo deve assinar vínculo válido por mais três temporadas.

As 25 partidas que ativaram a compra automática de Marlon por parte do Grêmio foram alcançadas contra o RB Bragantino. O duelo aconteceu no início de outubro, e ficou marcado pela forte declaração do jogador contra a arbitragem. Ao todo, o camisa 23 soma 27 jogos em 2025, com três assistências concedidas com a camisa tricolor.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports
Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.
Emerson Pancieri é setorista do Cruzeiro na Rádio Itatiaia, onde atua desde 2016 e acumula coberturas especiais, como os Jogos Olímpicos de Paris. Graduou-se em Jornalismo pela Newton Paiva, em 2009. Passou também por Transamérica, O Tempo, Band News, Rádio Globo e CBN (onde foi setorista do Cruzeiro de 2012 a 2016 e cobriu o bicampeonato brasileiro 2013 e 2014, além da Copa do Mundo no Brasil).
Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduando em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.