Com gol de 'herói improvável', Atlético vence líder Palmeiras e sobe no Brasileiro
Fora dos planos do clube, o meia Igor Gomes foi acionado no segundo tempo da partida no Nubank Parque e deu a vitória ao Alvinegro

O Atlético conseguiu uma vitória importantíssima neste domingo (26). Com bastante propriedade, o time comandado por Eduardo Domínguez derrotou o líder Palmeiras por 2 a 1 e conquistou o segundo triunfo seguido como visitante na Série A. Os gols atleticanos foram marcados por Victor Hugo e pelo antes "preterido", Igor Gomes; Felipe Anderson anotou para os donos da casa, no confronto da 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o Alvinegro chegou aos 28 pontos e subiu da 13ª para a oitava colocação. O time de Abel Ferreira, com 44, segue na liderança isolada da competição mais importante do país.
O Galo volta a campo apenas no próximo sábado (1), na Arena MRV, quando encara o Juventude no primeiro duelo das oitavas de final da Copa do Brasil. O Alviverde, por sua vez, vai ao Barradão, em Salvador, e encara o Vitória, na quarta-feira (29), no confronto da 21ª rodada do Brasileirão.
Empate no primeiro turno
No primeiro turno da competição mais importante do país, os times se enfrentaram na Arena MRV, em Belo Horizonte, e empataram por 2 a 2. Na ocasião, na partida da 1ª rodada desta edição, Victor Hugo e Khellven (contra) marcaram para o Galo; Flaco López e Vitor Roque anotaram para os paulistas
Baixas no Galo
Após reclamar de dores no treino de sexta (24), o atacante Cuello realizou exames de imagem que confirmaram um edema no músculo posterior da coxa esquerda e foi desfalque importante para os mineiros.
Os zagueiros Léo Duarte e Vitão e os meias Índio e Patrick, todos entregues aos cuidados do departamento médico do clube, também não ficaram à disposição. Além deles, o volante Alan Franco e o meia Gustavo Scarpa, em processo de recondicionamento físico, seguiram fora da lista de relacionados.
Retornos ao time
Os principais retornos na lista de relacionados foram o lateral-direito Preciado e o atacante Alan Minda, que defenderam o Equador na Copa do Mundo e, desde que retornaram em 15 de julho, estavam aprimorando a parte física. Eles não enfrentaram o Bahia na terça-feira (21).
Preciado, inclusive, foi acionado por Barba entre os onze, numa função diferente. Ele atuou como uma espécie de ponta.
Como chegou o Palmeiras
O técnico Abel Ferreira teve uma série de desfalques para montar o time no duelo contra o Atlético. Flaco López (folga), Khellven (suspenso), Barboza (suspenso), Ramón Sosa (suspenso), Allan (suspenso) e Jefté (lesionado) foram as baixas confirmadas.
Giay sofreu uma torção no tornozelo direito e tem avançado na recuperação. Felipe Anderson, com um edema na coxa esquerda, e Vitor Roque, em transição física, treinaram integralmente com o elenco durante a semana.
O retorno certo foi o do atacante Paulinho, que cumpriu suspensão aplicada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e voltou a ficar à disposição. O próprio Abel voltou a comandar o time, pois esteve suspenso na rodada anterior, contra o Coritiba, quando o time foi comandado pelo auxiliar João Martins.

Primeiro tempo
Os primeiros 48 minutos de bola rolando no Nubank Parque foram bastante movimentados. Os donos da casa, mais intensos, levaram mais perigo do que os visitantes.
Líder do Campeonato, o Palmeiras buscou o gol desde o primeiro minuto, mas não conseguiu converter em gol. O Galo, por sua vez, demorou a encaixar a saída de bola e só no final da etapa inicial conseguiu ser mais forte no setor ofensivo. Porém, Carlos Miguel praticamente não trabalhou, assim como Everson.
O Alviverde temve 69% de posse de bola, contra 31% do Alvinegro. Cada time deu um chute a gol; em relação aos escanteios, foram cinco para o Porco e um para o Galo.
Acho que a ideia nossa não era ficar tão atrás, a equipe acabou nos empurrando para trás no primeiro tempo. A gente precisa ficar mais com a bola no campo de ataque para conseguir sair um pouco mais. Mesmo assim tivemos acho que a oportunidade mais claro, é continuar defendendo bem e conseguir ficar mais com a bola para conseguir o resultado positivo.
Pênalti anulado
Aos 14 minutos, o árbitro Bruno Arleu chegou a anotar pênalti de Ruan Tressoldi, por "mão na bola". Contudo, ao ser chamado pelo VAR, ele voltou atrás na decisão e deu anulou a marcação.
A gente está bem no jogo, está faltando usar um pouco o terceiro homem quando toca, o outro jogador romper, para a gente conseguir furar esse bloqueio do Atlético-MG. Eles estão com uma linha de cinco atrás, a gente precisa trabalhar bem, mas no último terço precisa acelerar um pouco mais. Mas estamos bem, é controlar bem, continuar em cima. A gente vai criar chances e sair com o resultado positivo
Gol do Galo!
E foi o Galo que abriu o placar na Terra da Garoa. Aos 8 minutos do segundo tempo, Renan Lodi sobiu pela ponta esquerda e tocou para Cassierra. O colombiano puxou para o lado e finalizou. E foi aí que veio a lambança da partida...
O goleiro Carlos Miguel tentou encaixar a bola nas mãos, mas deixa escapar, numa falha grotesca. O meia Victor Hugo, oportunista, pegou o rebote e só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede e correr para o abraço.
Palmeiras empata
Nos minutos seguintes, os dois times partiram ao ataque e criaram boas oportunidades. Mas foi o Palmeiras que anotou.
Aos 29, Árias cruzou na área, em jogada iniciada do lado esquerdo. A bola desviou na defesa atleticana e sobrou nos pés de Felipe Anderson. O meia palmeirense deu um corte seco, chutou e, com desvio, deixou tudo igual.
Gol do Galo!
Mas não demorou muito para o Galo pular à frente do marcador novamente. Dois minutos após sofrer o empate, Alan Minda partiu em velocidade e achou Igor Gomes. O meia, que não atuava há oito jogos, chutou forte e estufou a rede!
Cabe lembrar que ele está fora dos planos do clube para a próxima temporada e já foi comunicado que não terá o vínculo renovado. Dos últimos 27 jogos do Atlético no ano, o meia não participou de 21.
Segurou a pressão do Palmeiras
Os minutos seguintes foram de pressão absurda do Palmeiras. O time de Albel se jogou em busca do empate. Contudo, bem organizada, a defesa mineira trabalhou bem e segurou a gigantesca vitória no Nubank Parque.
Palmeiras 1 x 2 Atlético
Palmeiras
Carlos Miguel; Giay (Felipe Anderson), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez (Arthur); Emiliano Martínez (Vitor Roque), Marlon Freitas e Andreas Pereira; Mauricio (Lucas Evangelista), Jhon Arias e Paulinho (Heittor). Técnico: Abel Ferreira.
Atlético
Everson; Natanael, Ruan Tressoldi, Lyanco, Renan Lodi; Maycon (Mamady Cissé), Tomás Pérez (Alexsander), Victor Hugo (Igor Gomes); Preciado; Bernard (Alan Minda) e Cassierra. Técnico: Eduardo Domínguez
Gols: Victor Hugo, aos 8 minutos do segundo tempo, para o Atlético; Felipe Anderson, aos 29, para o Palmeiras; Igor Gomes, aos 31 minutos, para o Galo;
Cartões amarelos: Preciado, Ruan Tressoldi (CAM)
- Motivo: 20ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Local: Estádio Nubank Parque, em São Paulo
- Data: 26 de julho de 2026 (domingo)
- Horário: 19h30 (de Brasília)
- Arbitragem: Bruno Arleu, auxiliado por Thiago Henrique Neto e Luiz Cláudio Regazone
Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).
Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.




