Itatiaia

Mesmo após recuo de Infantino, Uefa mantém ameaça de boicote à Fifa

À Sky News, entidade europeia afirmou que ainda há falta de confiança no presidente da Federação Internacional de Futebol

Por e 
Gianni Infantino, presidente da Fifa
Gianni Infantino, presidente da Fifa • Divulgação/Fifa

Em nota enviada ao veículo estadunidense Sky News, a Uefa afirmou, nesta quinta-feira (6), que o boicote à Copa do Mundo da Fifa permanece válido. Além disso, a entidade europeia relatou que, mesmo após pedido de desculpas, ainda há falta de confiança em Gianni Infantino, presidente da Fifa.

A entidade máxima do futebol admitiu que cometeu erros no processo de tentativa de venda de ações. A Fifa ainda declarou que enviou um pedido de desculpas reconhecendo erro a erro para todas as 211 associações membro.

Apesar da iniciativa de retratação, a Uefa não reconheceu a credibilidade do comunicado e garantiu que as condições exigidas para o encerramento do impasse não foram resolvidas.

As associações filiadas à UEFA foram muito claras sobre as condições atreladas à não participação nas competições da FIFA. Primeiramente, as propostas para vender as grandes competições deveriam ser revogadas e, em segundo lugar, deveriam ser feitas garantias de que propostas similares com potencial para danificar o esporte jamais seriam feitas novamente. Essas condições não foram atendidas. Além disso, a UEFA deixou abundantemente claro, no comunicado feito no sábado, que perdeu confiança na presidência de Gianni Infantino. Este posicionamento permanece. O comunicado de ontem (quarta-feira) de que algumas pessoas empregadas pelo presidente da FIFA (e cujas carreiras dependem de seu favor) concordam com ele não muda nada.

União das Associações Europeias de Futebol (Uefa)

Entenda o boicote à Fifa

No último dia 28, a Fifa revelou a intenção de vender parte de suas ações para investidores privados, com o objetivo de gerar mais dinheiro. Quase imediatamente, a Uefa declarou reprovação do plano e ameaçou boicote a quaisquer eventos da federação.

A UEFA foi a primeira entidade a se posicionar de maneira contrária aos planos da Fifa. Desde então, 'puxou a fila' na lista de críticas que pode resultar na saída do atual presidente da Fifa.

O boicote traz à tona a possibilidade de ausência das seleções europeias no próximo torneio da Fifa: a Copa do Mundo Feminina Sub-20, disputada na Polônia entre 5 e 27 de setembro.

A Confederação Europeia é contra a expansão da Copa do Mundo, assim como resistiu a ideia da Copa do Mundo de Clubes. Os torneios ocorrem durante o período de férias no continente, o que diminui o descanso de atletas e foi visto como prejudicial para alguns clubes.

O site talkSport afirma, inclusive, que existe uma articulação com a Associação de Clubes Europeus (ECA, em inglês), para um boicote à Copa do Mundo de Clubes em 2029. A Concacaf e a Confederação Asiática de Futebol também se alinharam contra a proposta.

Por

Jornalista em formação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Apaixonada por esportes (principalmente futebol e vôlei) e cultura. Passagem pela equipe de comunicação da UFMG.

Por

Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais
 

 

Belo Horizonte