Maior treinador de todos os tempos? Guardiola responde e manda recado
Técnico espanhol se despedirá do Manchester City e reascende o debate sobre ser o maior da história na função

Pep Guardiola anunciou nesta sexta-feira (22) que está de saída do Manchester City após 10 anos no comando do clube inglês. Na coletiva antes do último jogo, ele foi questionado sobre ser tratado por alguns como o maior treinador de todos os tempos.
Nos 10 anos pelo City, Guardiola conquistou 20 títulos. Ao longo da carreira, nas passagens por Barcelona e Bayern de Munique, foram mais 21 taças, fora o fato de ter revolucionado a forma de jogar futebol.
Diante isso, para muitos, o treinador espanhol é o maior de todos os tempos, superando nomes como Johan Cruyff, Sir Alex Ferguson, Ancelotti e Telê Santana, por exemplo.
Honestamente, eu não sei (se é o maior). Sei que tive um sucesso incrível no meu período como treinador. Eu recebi grandes elogios por isso. Recebi uma mensagem do Sir Alex Ferguson há dois dias e isso me deixou muito feliz. Recebi mensagens do Kevin (de Bruyne), do Akanji, e isso é o que faz com que eu me sinta muito feliz. Para mim, não importa esse tipo de debate. Eu fui feliz fazendo o meu trabalho, em Barcelona, Munique e aqui (Manchester), e dei o meu melhor
Guardiola, inclusive, revelou detalhes da breve conversa que teve com Ferguson, treinador com mais títulos na história do futebol (49) e lenda do Manchester United, rival local do City.
“Com um sotaque bem escocês (risos), deu parabéns pela trajetória e pelas conquistas. Significou muito para mim. Não estou sendo humilde, mas ele é o maior neste país”, declarou.
Ferguson treinou o United de 1986 a 2013, dominando a Inglaterra com 13 títulos de Premier League, cinco de Copa da Inglaterra e cinco da Copa da Liga, além de duas Champions.
Homenagem em Manchester
Guardiola revolucionou tanto a história do Manchester City que o clube irá construir uma estátua dele na frente do Etihad Stadium e também dará seu nome a um dos setores do estádio.
"Sem palavras. O que poderia dizer? Khaldoon (presidente do City) me ligou essa manhã e disse que o clube tomou essa decisão. Eu gosto de sentir que a minha energia estará lá para sempre. Gosto desse sentimento. Nos momentos ruins, quando alguém olhar para lá, pense no Pep, então mande boas energias ao time", disse.
O treinador espanhol também revelou que o pai dele, aos 94 anos, estará presente no jogo de despedida neste domingo (24), contra o Aston Villa, na última rodada da Premier League. O City perdeu o título nesta semana para o Arsenal.
Alecsander Heinrick é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela PUC Minas e tem experiências em agências de comunicação e redação. Teve passagens por Esporte News Mundo, EstrelaBet, Jornal Hoje em Dia, Trivela e Jornal O Tempo. Apaixonado por todos os tipos de esportes, em especial futebol, futebol americano e basquete, além de séries e filmes.



