Ouvindo...

Lenda do Milan ameaça ‘abandonar país’ caso Itália não vá à Copa do Mundo

‘Azzurra’ ainda não garantiu vaga no próximo Mundial; equipe não participou das duas últimas edições do torneio

Gennaro Gattuso, ídolo do Milan e técnico da Itália

Gennaro Gattuso, lenda do Milan e da Seleção Italiana, fez uma promessa surpreendente. Atual técnico da “Azzurra”, o ex-jogador colocou sua permanência no país em xeque caso a Itália não se classifique para a próxima Copa do Mundo, em 2026.

A equipe nacional vive um momento de pressão por conta da incerteza em relação à participação no Mundial do ano que vem. Afinal, a Itália vem de ausência nas duas últimas edições do torneio e ainda não tem garantida sua vaga na competição que será sediada nos Estados Unidos, México e Canadá.

Gattuso foi direto ao comentar sobre a possibilidade da Itália estar de fora de mais uma Copa do Mundo.

“Se não nos classificarmos para a Copa do Mundo, vou me mudar e morar longe da Itália. Já estou um pouco longe, mas vou ainda mais longe”, declarou o treinador.

Situação da Itália

A Itália integra o Grupo I das Eliminatórias Europeias e ocupa atualmente o segundo lugar, com 15 pontos. A líder da chave é a Noruega, que soma 18, e tem vantagem também no saldo de gols em relação aos italianos - 26 contra 10.

Cabe destacar que somente o primeiro colocado de cada grupo tem vaga garantida no próximo Mundial. Porém, a boa notícia para os italianos é que pelo menos a repescagem está garantida. Isso porque Israel, Estônia e Moldávia, adversários do grupo, não têm mais chances de alcançar o topo da tabela. Os confrontos dos playoffs são definidos em sorteio.

As duas rodadas que vão definir o futuro da Itália nas Eliminatórias Europeias serão nos dias 13 e 16 de novembro. A Azzurra encara a Moldávia fora de casa e trava confronto direto com a Noruega no Giuseppe Meazza (San Siro) na sequência, pela última rodada.

Gennaro Gattuso

O italiano de 47 anos construiu a maior parte de sua carreira no Milan, um dos maiores clubes do futebol mundial. Pelos “Rossoneros”, o ex-volante somou 468 partidas e conquistou a Liga dos Campeões por duas vezes, além de um Mundial de Clubes da Fifa.

Agora como técnico, Gattuso tem história também como jogador na Seleção Italiana. Conhecido pela raça e bravura em campo, ele fez parte do plantel que se sagrou campeão da Copa do Mundo, em 2006. Com a camisa da Azzurra, foram 73 jogos.

Leia também

Mineiro, Daniel Costa é jornalista formado pela Universidade FUMEC (BH). Apaixonado por esporte e comunicação, atuou como cronista e repórter esportivo em veículos como Doentes Por Futebol, Deus me Dibre, Esporte News Mundo e Brasileirão. Hoje, colabora com o Itatiaia Esporte.