Diretor de Federação, Maldini cita contato com Ancelotti para assumir Seleção Italiana
Ex-zagueiro multicampeão pelo Milan agora é dirigente, e toma decisões importantes no futebol italiano

Novo diretor da Federação Italiana, Paolo Maldini afirmou que entrou em contato com Carlo Ancelotti para sondar uma possível troca de seleções. Em entrevista, o novo dirigente confirmou o interesse em contar com o atual treinador da Seleção Brasileira como treinador da Itália. O ex-zagueiro do Milan ainda reforçou a procura por Pep Guardiola, ex-treinador do Manchester City.
Maldini decidiu não informar quando será que o comandante do escrete italiano será anunciado, mas confirmou contatos com os dois multicampeões.
“Não podemos dar notícias sobre o que está acontecendo, vocês identificaram o que poderia ser um de nossos objetivos, não podemos esconder que falamos também com Ancelotti antes de falar com Pep Guardiola, nos pareceu justo começar por aqueles que considerávamos os melhores do mundo, mas é preciso verificar a disponibilidade geral”, disse.
A seleção da Itália vive um momento de crise histórica. A tetracampeã do mundo não vai a uma Copa desde 2014, tendo ficado de fora de 2018, 2022 e 2026. Por isso, existe a busca pela reconstrução da equipe nacional.
Guardiola, por outro lado, encerrou um dos ciclos mais vitoriosos da história do futebol inglês no Manchester City. Foram 20 títulos, sendo seis edições da Premier League (2017/18, 2018/19, 2020/21, 2021/22, 2022/23 e 2023/24) e uma Champions League (2022/23).
Ancelotti assumiu a Seleção Brasileira em maio de 2025, com a missão de classificar para a Copa de 2026 e ter um bom desempenho no Mundial. Obteve êxito na primeira missão, contudo, na segunda, comandou o Brasil na primeira eliminação em oitavas de final em 36 anos.
Ao todo, Ancelotti soma 17 partidas à frente do escrete brasileiro. O italiano soma 10 vitórias, quatro empates e três derrotas. Na campanha da Copa do Mundo de 2026, foram três vitórias, um empate e uma derrota.
Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.



