Belo Horizonte
Itatiaia

Endrick passa em branco, Lyon é atropelado no Francês, mas garante vaga na Champions

Lens 'passa o trator' em cima dos Leões em pleno Groupama Stadium e Endrick se despede do futebol francês

Por
Endrick, atacante do Lyon
Endrick, atacante do Lyon • Alex Martin/AFP

O Lens goleou o Lyon por 4 a 0 na tarde deste domingo (17), no Groupama Stadium, em Lyon-FRA, pela 34ª e última rodada do Campeonato Francês. Wesley Said, duas vezes, Sotoca e Thauvin marcaram para os visitantes.

A vitória fora de casa em nada muda a vida dos artesianos na competição. O Lens, na segunda colocação, já tinha o vice-campeonato garantido. Agora, o time do Alto Francês chega aos 70 pontos conquistados, sete a menos que o campeão PSG e nove à frente do Lille.

Já o OL precisava da vitória para confirmar, por conta própria, uma vaga na próxima UEFA Champions League. Mesmo com o atropelo sofrido, os Leões terminam o campeonato na quarta colocação, que garante uma vaga no principal torneio continental, com 60 pontos conquistados.

E isso só ocorreu graças aos resultados da rodada: o Rennes foi derrotado pelo Marseille e fica apenas com a sexta colocação da Ligue 1.

Final da Copa da França na semana

A temporada oficialmente acabou para o Lyon, mas não para o Lens. O Sang et Or enfrenta o Nice na próxima sexta-feira (22), às 16h (de Brasília), pela finalíssima da Copa da França, no Stade de France, em Paris.

Lembrando que, no dia 30, o PSG joga a final da Champions League contra o Arsenal, em Budapeste.

Atropelo do vice-campeão

Já sem chances de conquistar o título, o Lens poderia entrar em campo pensando apenas na final da Copa da França. Porém, ao que parece, o time dos Altos da França demonstrou por que brigou ponto a ponto com o PSG pela liderança.

Wesley Said marcou duas vezes na etapa inicial, aos 20 minutos e, depois, aos 32, para já estabelecer uma vantagem. Ainda na etapa inicial, Sotoca fez o terceiro, aos 46 minutos, que praticamente garantiu a vitória.

Coube ao experiente Thauvin, aos 8 do segundo tempo, fechar o atropelo dos visitantes para encerrar uma ótima campanha em alta.

Do lado do Lyon, Endrick teve uma atuação bastante apagada em sua despedida e foi substituído aos 26 minutos da etapa complementar.

Classificação final da Ligue 1:

  1. PSG — 77 pontos (campeão)
  2. Lens — 70 pontos (vai para a Champions League)
  3. Lille — 61 pontos (vai para a Champions League)
  4. Lyon — 60 pontos (vai para a Champions League)
  5. Marseille — 59 pontos (vai para a Europa League)
  6. Rennes — 60 pontos (vai para a Conference League)

Despedida de Endrick

O confronto final da temporada também marca a última partida de Endrick com a camisa do Lyon no período de empréstimo. O brasileiro retornará ao Real Madrid após a Copa do Mundo.

Em seis meses, o ex-Palmeiras disputou 20 partidas pelo OL, com 8 gols marcados e mais 7 assistências — uma média impressionante de 0,75 participações para gol por jogo.

Nesta segunda-feira (18), Endrick pode ser convocado por Carlo Ancelotti para disputar a Copa do Mundo pela Seleção Brasileira.

Por

Mineiro de Barão de Cocais e jornalista graduado na Fumec. Passagens pela Rádio FUMEC e pelos portais FutebolNews, TechTudo e brasileirao.com.br. Apaixonado pelo bom futebol, por jogadas ensaiadas e grande defensor do "feijão com arroz".

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais